Em bus­ca de uma agenda co­mum

Dinheiro Rural - - PORTEIRA ABERTA -

O Brasil, com 212 mi­lhões de bo­vi­nos, é um dos pou­cos paí­ses em con­di­ções de pro­du­zir car­ne sus­ten­tá­vel, li­vre de des­ma­ta­men­to ile­gal, em fa­zen­das com mui­ta bi­o­di­ver­si­da­de. Tra­ba­lhar por es­sa cau­sa é a me­ta do pe­cu­a­ris­ta Caio Pe­ni­do, um dos her­dei­ros do gru­po Ron­ca­dor, que aca­ba de as­su­mir a pre­si­dên­cia do Gru­po de Tra­ba­lho da Pe­cuá­ria Sus­ten­tá­vel (GTPS). Cri­a­do em 2009, o GTPS con­ta com re­pre­sen­tan­tes de to­da a ca­deia da car­ne bo­vi­na.

Qual o po­ten­ci­al da pe­cuá­ria sus­ten­tá­vel no Brasil?

Ele é gi­gan­tes­co, mas a imagem do Pais sempre foi as­so­ci­a­da ao des­ma­ta­men­to e is­so pre­ju­di­ca a nos­sa au­to­es­ti­ma e as nos­sas re­la­ções co­mer­ci­ais. Pa­ra que es­se po­ten­ci­al se tor­ne realidade, o mercado precisa a re­co­nhe­cer es­ses atri­bu­u­tos e va­lo­ri­zá-los.

Co­mo atrair re­cur­sos pa­ra a cau­sa?

Dis­cu­ti­mos pau­tas, cri­a­mos pro­je­tos e bus­ca­mos re­cur­sos jun­to às s em­pre­sas, fun­dos de im­pac­to e in­ves­ti­do­res que te­nham os mes­mos in­te­res­ses. Es­ses pro­je­tos di­re­ci­o­nam nos­sas es­tra­té­gi­cas e apoi­os a po­lí­ti­cas públicas.

Quais os próximos pla­nos do GTPS?

En­con­trar agen­das co­muns e unir es­for­ços pa­ra ace­le­rar pau­tas. A va­lo­ri­za­ção do ati­vo am­bi­en­tal é um exem­plo. Co­mo as es­tra­té­gi­as de con­ser­va­ção, atra­vés dos pa­ga­men­tos por ser­vi­ços am­bi­en­tais. É uma re­la­ção de ga­nha-ga­nha pa­ra os pe­cu­a­ris­tas, os am­bi­en­ta­lis­tas e o Brasil.

Qual a gran­de me­ta do GTPS?

En­con­trar uma forma de co­e­xis­tên­cia pa­cí­fi­ca de du­as gran­des vo­ca­ções do País: pro­du­zir car­ne e res­pei­tar os li­mi­tes dos sis­te­mas na­tu­rais. Is­so se­rá pos­sí­vel com a re­gu­la­ri­za­ção am­bi­en­tal e fer­ra­men­tas de ges­tão que quan­ti­fi­quem e va­li­dem as bo­as prá­ti­cas.

CAIO PE­NI­DO,pre­si­den­te do GTPS

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.