CHICO BENTO, JOÃO PEDRO, TEM­PLE GRAN­DIN E SEUS LA­ÇOS DE UNIÃO

Dinheiro Rural - - AGRONEGÓCIOS -

João Pedro Bar­bo­sa, o me­ni­no com cha­péu de pa­lha, jun­to ao pai, na foto ao la­do, mo­ra na cidade do Rio de Janeiro. O me­ni­no é apai­xo­na­do por Chico Bento, per­so­na­gem da Tur­ma da Mônica cri­a­do em 1961 pe­lo car­tu­nis­ta bra­si­lei­ro, Mau­rí­cio de Sou­sa, ho­je com 83 anos. Nas his­tó­ri­as con­ta­das nos gi­bis e nos fil­mes pro­du­zi­dos, Chico vi­ve no sí­tio Vi­la Abo­bri­nha, on­de cria ca­ri­nho­sa­men­te mui­tos animais e ado­ra na­dar em um la­gui­nho. No mês pas­sa­do, o pai, Cris­to­vão Bar­bo­sa, fun­ci­o­ná­rio pú­bli­co e sem ne­nhu­ma li­ga­ção com o agro­ne­gó­cio, en­vi­ou uma mensagem à DI­NHEI­RO RU­RAL que co­me­ça as­sim: “Meu filho João Pedro, de 14 anos, tem uma ma­ni­fes­ta­ção da sín­dro­me de es­pec­tro au­tis­ta. Ele ado­ra o Chico Bento e gos­ta­ria mui­to de vi­si­tar uma “ro­ça”, tal qual re­tra­ta­da nos gi­bis...”

Na car­ta, Bar­bo­sa diz que fez uma pro­mes­sa e pe­de aju­da à redação da DI­NHEI­RO RU­RAL pa­ra en­con­trar uma pro­pri­e­da­de, na qual o filho pu­des­se re­a­li­zar o sonho de um dia no cam­po. Com mãos à obra, o ci­clo se fe­chou. Nes­te mês, o me­ni­no pas­sa um fim de semana com Fi­lip­po Le­ta, que ad­mi­nis­tra com o pai um sí­tio de 12 hec­ta­res no Re­creio dos Ban­dei­ran­tes, bair­ro da zo­na oes­te do Rio de Janeiro, on­de a praia ain­da di­vi­de es­pa­ço com o cam­po. “Obri­ga­do por me da­rem es­sa opor­tu­ni­da­de de re­ce­ber o João Pedro”, dis­se Le­ta.

No sí­tio her­da­do do avô, Le­ta pos­sui um co­quei­ral in­te­gra­do com a cri­a­ção de bo­vi­nos, ca­pri­nos, suí­nos e aves, além de for­ra­gei­ras. Em ou­tros 50 hec­ta­res, se­pa­ra­do do sí­tio, ele tem eu­ca­lip­to. O pro­du­tor ven­de água de co­co en­va­sa­da na pro­pri­e­da­de, le­nha em far­dos, lei­te de va­ca e de ca­bra com a mar­ca “Ah Pash­to”, ovo de ga­li­nha cai­pi­ra que po­de ser es­co­lhi­do até por uni­da­de, além de suí­nos. Le­ta é adepto do sis­te­ma agros­sil­vi­pas­to­ril e in­te­gra o pro­je­to cha­ma­do “Pe­cuá­ria Neu­tra em Me­ta­no En­té­ri­co”, gás que faz par­te do pro­ces­so na­tu­ral da di­ges­tão de ru­mi­nan­tes e é as­so­ci­a­do com ga­ses de efei­to es­tu­fa. E ain­da mais: Le­ta é um fã ar­do­ro­so das te­o­ri­as de Tem­ple Gran­din. “Gos­ta­ria mui­to de um dia co­nhe­cê-la pes­so­al­men­te”, diz ele.

No ou­tro la­do da cidade do Rio de Janeiro, enquanto es­sa edi­ção da DI­NHEI­RO RU­RAL era fe­cha­da e o dia da vi­si­ta era pre­pa­ra­do, João Pedro ten­ta­va ima­gi­nar o no­vo ami­go Le­ta, fa­zen­do um re­tra­to do pro­du­tor pa­ra pre­sen­teá-lo. E co­mo na­da é por aca­so, se­gue uma ou­tra par­te des­sa história que reú­ne Chico Bento, João Pedro e Tem­ple Gran­din. Em no­vem­bro de 2012, Mau­rí­cio de Sou­sa apre­sen­tou o pro­je­to Chico Bento Mo­ço. O per­so­na­gem, na épo­ca com 18 anos, es­co­lhia co­mo pro­fis­são a en­ge­nha­ria agronô­mi­ca e ia pa­ra a fa­cul­da­de. Na oca­sião, a DI­NHEI­RO RU­RAL apre­sen­tou em pri­mei­ra mão o pro­je­to, com qua­dri­nhos iné­di­tos fei­tos ex­clu­si­va­men­te pa­ra a re­vis­ta e pu­bli­ca­dos na edi­ção 97. O pri­mei­ro gi­bi Chico Bento Mo­ço foi pa­ra as ban­cas em agos­to de 2013.

CABEçAS RA­RAS: Fi­lip­po Le­ta, pro­du­tor ru­ral (na foto à esq.), re­ce­be em sua pro­pri­e­da­de João Pedro Bar­bo­sa, 14 anos, e seu pai Cris­to­vão. Co­mo gra­ti­dão, o me­ni­no de­se­nhou um re­tra­to do no­vo ami­go, pa­ra pre­sen­teá-lo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.