STFar­qui­vainqué­ri­to con­tra­de­pu­ta­dos

Folha de Londrina Domingo - - POLÍTICA - Aguirre Ta­len­to Fo­lha­press

Bra­sí­lia

- O mi­nis­tro do Su­pre­mo Tri­bu­nal Fe­de­ral (STF), Te­o­ri Za­vasc­ki, ar­qui­vou um inqué­ri­to con­tra os de­pu­ta­dos fe­de­rais Aní­bal Go­mes (PMDB-CE) e Dil­ceu Spe­ra­fi­co (PP-PR), que in­ves­ti­ga­va o en­vol­vi­men­to de­les com frau­des na emis­são de bilhetes aé­re­os da co­ta par­la­men­tar.

Atu­al­men­te, Aní­bal é al­vo de ou­tros inqué­ri­tos da Ope­ra­ção La­va Ja­to no Su­pre­mo, sob sus­pei­ta de ser in­ter­me­diá­rio do pre­si­den­te do Se­na­do Renan Ca­lhei­ros (PMDBAL) no es­que­ma de cor­rup­ção da Pe­tro­bras.

Já Dil­ceu é al­vo do inqué­ri­to que in­ves­ti­ga uma or­ga­ni­za­ção cri­mi­no­sa na es­ta­tal. Nes­tes ca­sos, ain­da não hou­ve ofe­re­ci­men­to de de­nún­cia nem ar­qui­va­men­tos. To­dos eles ne­gam as acu­sa­ções.

Em re­la­ção às pas­sa­gens aé­re­as, o mi­nis­tro Te­o­ri aten­deu a so­li­ci­ta­ção do pro­cu­ra­dor-ge­ral da Re­pú­bli­ca Ro­dri- go Ja­not pe­lo ar­qui­va­men­to.

O en­ten­di­men­to foi que os par­la­men­ta­res não ti­nham co­nhe­ci­men­to do es­que­ma.

O ca­so veio à to­na em 2009 um es­que­ma de co­mer­ci­a­li­za­ção de pas­sa­gens dos ga­bi­ne­tes pa­ra pes­so­as que os con­gres­sis­tas nun­ca vi­ram. O jor­nal “Fo­lha de S.Pau­lo” re­ve­lou à épo­ca que os ga­bi­ne­tes de Aní­bal e Dil­ceu emi­ti­ram bilhetes aé­re­os pa­ra Pa­ris em no­me de pes­so­as que os de­pu­ta­dos ja­mais vi­ram.

‘Mes­mo que te­nha ha­vi­do co­mer­ci­a­li­za­ção de pas­sa­gens, não há ele­men­tos que au­to­ri­zem a con­clu­são de que o par­la­men­tar in­ves­ti­ga­do ti­ves­se co­nhe­ci­men­to dis­to”, diz a de­ci­são de Te­o­ri em re­la­ção a Aní­bal.

So­bre Dil­ceu, o mi­nis­tro es­cre­veu que um ser­vi­dor afir­mou em de­poi­men­to que omi­tiu do par­la­men­tar a co­mer­ci­a­li­za­ção das pas­sa­gens.

A de­ci­são de Te­o­ri pe­lo ar­qui­va­men­to foi pu­bli­ca­da na úl­ti­ma se­gun­da-fei­ra. O inqué­ri­to es­ta­va em an­da­men­to no Su­pre­mo des­de 2013.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.