AÇÃO

Cer­ca de 200 mi­lhões de pes­so­as no mundo são por­ta­do­ras do ví­rus; ob­je­ti­vo da cam­pa­nha é er­ra­di­car a do­en­ça no País

Folha de Londrina Domingo - - PRIMEIRA PÁGINA - Ge­ral@fo­lha­de­lon­dri­na.com.br Vi­vi­a­ni Cos­ta Re­por­ta­gem Lo­cal

Cam­pa­nha­do Ro­tary In­ter­na­ci­o­nal quer er­ra­di­car he­pa­ti­te C no Bra­sil. Em Lon­dri­na, pri­mei­ra mo­bi­li­za­ção acon­te­ceu on­tem com tes­tes rá­pi­dos que fa­ci­li­tam o di­ag­nós­ti­co pre­co­ce

Au­men­tar a cons­ci­en­ti­za­ção so­bre a im­por­tân­cia do di­ag­nós­ti­co pre­co­ce e in­for­mar os pa­ci­en­tes so­bre os tra­ta­men­tos con­tra a he­pa­ti­te C es­tão en­tre os ob­je­ti­vos da cam­pa­nha pro­mo­vi­da pe­lo Ro­tary In­ter­na­ci­o­nal pa­ra er­ra­di­car a do­en­ça no Bra­sil. Em Lon­dri­na, a pri­mei­ra mo­bi­li­za­ção foi re­a­li­za­da on­tem com o in­tui­to de apro­xi­mar a co­mu­ni­da­de dos pro­fis­si­o­nais da saú­de. Du­ran­te o even­to, os par­ti­ci­pan­tes pas­sa­ram por tes­tes rá­pi­dos de he­pa­ti­te C e de di­a­be­tes, ti­ve­ram a pres­são ar­te­ri­al afe­ri­da e ain­da re­ce­be­ram ori­en­ta­ções so­bre o com­ba­te aos fo­cos do mos­qui­to trans­mis­sor da den­gue. A ini­ci­a­ti­va “He­pa­ti­te ze­ro, saú­de mil” foi pro­mo­vi­da na Ave­ni­da Adhe­mar Pereira de Bar­ros, en­tre a Wal­de­mar Spran­ger e a Har­ry Pro­chet, na zo­na sul.

O apo­sen­ta­do Jo­sé Car­los Ac­cor­si en­fren­tou fi­la pa­ra fa­zer o tes­te rá­pi­do de he­pa­ti­te C. “Não do­eu na­da, não. Já ti­nha fei­to exa­me mui­to tem­po atrás. Es­se ti­po de even­to é bom. Às ve­zes, as pes­so­as fi­cam mui­tos anos sem sa­ber que têm a do­en­ça”, aler­tou. Com pou­cas go­tas de san­gue e a apli­ca­ção de um re­a­gen­te, é pos­sí­vel ob­ter o di­ag­nós­ti­co em, apro­xi­ma­da­men­te, 20 mi­nu­tos.

A he­pa­ti­te C é si­len­ci­o­sa e o ví­rus po­de per­ma­ne­cer no or­ga­nis­mo du­ran­te anos sem se ma­ni­fes­tar. A As­so­ci­a­ção Bra­si­lei­ra dos Por­ta­do­res de He­pa­ti­te (ABPH) es­ti­ma que 200 mi­lhões de pes­so­as no mundo são por­ta­do­ras do ví­rus des­se ti­po de he­pa­ti­te. No Bra­sil, 6 mi­lhões de pes­so­as fo­ram in­fec­ta­dos com os ti­pos B e C. No en­tan­to, ape­nas mi­lha­res re­ce­be­ram o di­ag­nós­ti­co.

A ge­ren­te in­te­ri­na do Pro­gra­ma Mu­ni­ci­pal de DST/Aids/He­pa­ti­tes Vi­rais, Ro­sân­ge­la Cha­gas, in­for­mou que os tes­tes rá­pi­dos são ofe­re­ci­dos gra­tui­ta­men­te no Cen­tro de Tes­ta­gem e Acon­se­lha­men­to (CTA), na Ala­me­da Ma­no­el Ri­bas, 1, no cen­tro, e em 40 uni­da­des bá­si­cas de saú­de do mu­ni­cí­pio. “Quan­do a pes­soa é di­ag­nos­ti­ca­da com a do­en­ça, en­ca­mi­nha­mos pa­ra o Cis­me­par [Con­sór­cio In­ter­mu­ni­ci­pal­deSaú­de­doMé­dio Pa­ra­na­pa­ne­ma]”, ex­pli­cou.

Se­gun­do a far­ma­cêu­ti­ca No­e­mia Gar­cia, que tra­ba­lha no Am­bu­la­tó­rio de He­pa­ti­tes Vi­rais do Cis­me­par, cer­ca de 90 pa­ci­en­tes são aten­di­dos em Lon­dri­na e re­ce­bem os me­di­ca­men­tos im­por­ta­dos gra­tui­ta­men­te. Ou­tros 60 já fi­na­li­za­ram o tra­ta­men­to e ago­ra são acom­pa­nha­dos por es­pe­ci­a­lis­tas. “A transmissão ocor­re pe­lo con­ta­to com o san­gue. Den­tis­tas que an­ti­ga­men­te não es­te­ri­li­za­vam os equi­pa­men­tos ade­qua­da­men­te aca­ba­ram sen­do con­ta­mi­na­dos. Al­gu­mas con­ta­mi­na­ções­tam­bé­mo­cor­re­ram pe­las trans­fu­sões san­guí­ne­as re­a­li­za­das an­tes de 1993, quan­do não era fei­to o tes­te do san­gue em la­bo­ra­tó­rio”, ci­tou. A do­en­ça tem cu­ra e a du­ra­ção do tra­ta­men­to va­ria en­tre seis me­ses e um ano.

Des­de 1985, o Ro­tary In­ter­na­ci­o­nal des­ti­nou re­cur­sos pa­ra a cam­pa­nha de er­ra­di­ca­ção da po­li­o­mi­e­li­te no mundo. “Es­ta­mos che­gan­do ao fi­nal des­sa cam­pa­nha. Fal­tam ape­nas dois paí­ses [Pa­quis­tão e Afe­ga­nis­tão] pa­ra a er­ra­di­ca­ção to­tal. Ago­ra va­mos des­ti­nar os re­cur­sos pa­ra a cam­pa­nha con­tra a he­pa­ti­te C. Só 5% das pes­so­as in­fec­ta­das sa­bem do di­ag­nós­ti­co de he­pa­ti­te. Se a pes­soa des­co­bre a do­en­ça em um grau mui­to avan­ça­do, não há mui­to o que fa­zer”, res­sal­tou o mem­bro do Ro­tary e co­or­de­na­dor do even­to em Lon­dri­na, Car­los Braga. A in­ten­ção é pro­mo­ver no­vos even­tos ao lon­go do ano na cidade.

“A transmissão ocor­re pe­lo con­ta­to com o san­gue”

Fá­bio Al­co­ver

In­te­res­sa­dos pu­de­ram fa­zer tes­tes rá­pi­dos de he­pa­ti­te C e di­a­be­tes e re­ce­be­ram in­for­ma­ções so­bre o com­ba­te à den­gue

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.