Sus­pen­são de­vo os com­pli­ca vi­da­do pa­ra­na­en­se

Folha de Londrina Domingo - - OPINIÃO -

As con­sequên­ci­as econô­mi­cas da sus­pen­são de vo­os no Pa­ra­ná, por decisão das com­pa­nhi­as aé­re­as, são mos­tra­das na edi­ção de ho­je da Fo­lha de Lon­dri­na. cri­se econô­mi­ca e o au­men­to no va­lor do ICMS co­bra­do so­bre com­bus­tí­veis no Es­ta­do são apon­ta­dos co­mo os res­pon­sá­veis por es­sa gra­ve ame­a­ça a mo­bi­li­da­de aérea nas ci­da­des do in­te­ri­or. A di­mi­nui­ção das li­nhas cau­sa trans­tor­no a tu­ris­tas, em­pre­sá­ri­os e pro­fis­si­o­nais li­be­rais de di­fe­ren­tes se­to­res, pois há di­fi­cul­da­des pa­ra que es­ses exe­cu­ti­vos cum­pram com­pro­mis­sos que de­pen­dem de rá­pi­do des­lo­ca­men­to pa­ra os cen­tros mai­o­res.

É evi­den­te que a ação das com­pa­nhi­as aé­re­as re­fle­te a im­por­tân­cia econô­mi­ca que o in­te­ri­or do Pa­ra­ná re­pre­sen­ta pa­ra a avi­a­ção na­ci­o­nal. Bas­ta com­pa­rar com Ri­bei­rão Pre­to, ci­da­de pau­lis­ta que tem quase a mes­ma po­pu­la­ção que Lon­dri­na. O de­ta­lhe é que por lá, a es­tru­tu­ra lo­gís­ti­ca é mais com­ple­ta.

Em Lon­dri­na, em maio de 2015 ha­via dez ro­tas dis­po­ní­veis, que re­du­zi­ram pa­ra seis tra­je­tos no mes­mo mês de 2016. A que­da no vo­lu­me de pas­sa­gei­ros trans­por­ta­dos tam­bém cha­ma aten­ção: de 85.510 pa­ra 62.855 en­tre em­bar­ques e de­sem­bar­ques, o que in­di­ca que­da de 26% no pe­río­do.

Em Ri­bei­rão, no ano pas­sa­do, as com­pa­nhi­as ope­ra­vam 20 ro­tas na ci­da­de, que per­deu ape­nas um voo no mes­mo pe­río­do de 2016, ape­sar do nú­me­ro de pas­sa­gei­ros trans­por­ta­dos ter re­du­zi­do em tor­no de 20%, de 101.318 pa­ra 80.553. Ma­rin­gá en­fren­ta pro­ble­ma se­me­lhan­te ao­de Lon­dri­na, com que­da de 13 par aseis ro­tas e re­du­ção de 69.044 pa­ra 47.573 pas­sa­gei­ros trans­por­ta­dos, que­da de 31%.

Na ten­ta­ti­va de re­ver­te­ra si­tu­a­ção, vá­ri­as en­ti­da­des re­pre­sen­ta­ti­vas li­ga­das a co­mér­cio e ser­vi­ços se mo­bi­li­za­ram e mon­ta­ram um pro­je­to pe­din­do a re­du­ção na alí­quo­ta do ICMS so­bre o com­bus­tí­vel pa­ra as ae­ro­na­ves. A ideia é mos­trar ao go­ver­no do Es­ta­do que bai­xan­do a alí­quo­ta será pos­sí­vel au­men­tar as ro­tas, abas­te­cer mais ae­ro­na­ves no Pa­ra­ná e com is­so au­men­tar a ar­re­ca­da­ção.

A pro­pos­ta me­re­ce aten­ção. A fal­ta de um apa­re­lho ILS (sis­te­ma de pou­so por ins­tru­men­tos) mais mo­der­no já cau­sa trans­tor­nos de­mais nos di­as de chu­va for­te, com os can­ce­la­men­tos dos vo­os. A sus­pen­são das ro­tas é mais um com­pli­ca­dor da ro­ti­na de qu­em pre­ci­sa vi­a­jar.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.