Par­ti­dos dei­xam de­fi­ni­ção pa­ra os úl­ti­mos di­as

Com 15 pré-can­di­da­tos a pre­fei­to, le­gen­das in­ten­si­fi­cam as con­ver­sas nes­ta se­ma­na pa­ra che­gar nas con­ven­ções com ali­an­ças cos­tu­ra­das

Folha de Londrina Domingo - - POLÍTICA - Edson Ferreira Re­por­ta­gem Lo­cal

Os par­ti­dos po­lí­ti­cos te­rão, a par­tir da pró­xi­ma quarta-fei­ra, 17 di­as pa­ra en­con­trar o ca­mi­nho do con­sen­so e ho­mo­lo- gar os seus can­di­da­tos a pre­fei­to, vi­ce-pre­fei­to e ve­re­a­dor, nas elei­ções de ou­tu­bro. O pra­zo se­gue o ca­len­dá­rio da Jus­ti­ça Elei­to­ral, que es­ta­be­le­ceu o pe­río­do até 5 de agos­to, pa­ra a re­a­li­za­ção das con­ven­ções par­ti­dá­ri­as. No ca­so de Lon­dri­na, on­de 15 le­gen­das man­têm pré-can­di­da­tos ao Exe­cu­ti­vo, pre­va­le­ce a in­de­fi­ni­ção e as ali­an­ças vão de­pen­der das inú­me­ras reu­niões en­tre os lí­de­res, que já aque­cem os bas­ti­do­res.

Con­for­me apu­rou a re­por­ta­gem jun­tos às prin­ci­pais agre­mi­a­ções da ci­da­de, a es­tra­té­gia da mai­o­ria con­sis­te em dei­xar as es­co­lhas pa­ra a úl­ti­ma ho­ra. “Is­so é por­que es­ta­mos es­pe­ran­do a con­ver­gên­cia”, con­fir­mou o pre­si­den­te do PSD, Ch­ris­ti­an Sch­nei­der. O par­ti­do do pre­fei­to Alexandre Ki­re­eff (PSD) vai re­a­li­zar a con­ven­ção de­pois do dia 30 de ju­lho.

O PSD era apon­ta­do co­mo ca­be­ça de cha­pa por um gru­po que tem, pe­lo me­nos, ou­tros seis par­ti­dos, co­mo PSB, PSC, PTB, PSDB, PPS e DEM, des­de que o pre­fei­to con­cor­res­se à re­e­lei­ção. Mas quan­do Ki­re­eff con­fir­mou que não dis­pu­ta­rá, os ali­a­dos cor­re­ram pa­ra ten­tar vi­a­bi­li­zar um no­me pró­prio, ele­van­do a con­ta de pre­ten­den­tes à pre­fei­tu­ra. As le­gen­das lan­ça­ram fi­li­a­dos pa­ra sen­tir se al­guém te­ria apoio e ca­pa­ci­da­de de aglu­ti­na­ção, en­tre­tan­to, até ago­ra, es­sa liderança não des­pon­tou.

“A si­tu­a­ção está um pou­co de­sar­ru­ma­da em ra­zão de vá­ri­os pré-can­di­da­tos nes­te mo­men­to, mas será uma se­ma­na bas­tan­te mo­vi­men­ta­da e o pon­to ne­vrál­gi­co será o pró­xi­mo fim de se­ma­na”, ava­li­ou Sch­nei­der. Ele ga­ran­tiu que a escolha do gru­po vai con­si­de­rar a in­di­ca­ção de Ki­re­eff. “A opi­nião de­le será mui­to im­por­tan­te, até por­que­va­mos que­re­ro­seu apoio na cam­pa­nha.”

Na úl­ti­ma sex­ta-fei­ra, um pre­si­den­te de par­ti­do, re­ve­lou à re­por­ta­gem ter si­do pro­cu­ra­do por ou­tros oi­to lí­de­res, ca­da um ten­tan­do com­po­si­ção. Con­tu­do, to­dos evi­tam re­ve­lar os de­ta­lhes das con­ver­sas pa­ra “não atra­pa­lhar”. O pre­si­den­te do PMDB, João Men­don­ça, con­fir­mou que a con­ven­ção será no úl­ti­mo dia per­mi­ti­do. “As­sim ha­ve­rá mais tem­po pa­ra con­ver­sar. Es­se ano fi­cou mui­to aper­ta­do pa­ra a cam­pa­nha.” No PP a es­tra­té­gia é con­so­li­dar as ali­an­ças an­tes da con­ven­ção. “Ainda não te­mos con­ver­sas adi­an­ta­das com ou­tros par­ti­dos e tra­ba­lha­mos pa­ra ter a can­di­da­tu­ra pró­pria ”, afir­mou o pre­si­den­te pe­pis­ta, Bru­no Ubi­ra­tan.

O ve­re­a­dor Ro­ber­to Fú (PDT) afir­mou que tam­bém será no pra­zo der­ra­dei­ro a con­ven­ção do PDT. “O par­ti­do quer ser ca­be­ça de cha­pa e até lá vai bus­car al­gu­ma co­li­ga­ção.” O pre­si­den­te do PV, Má­rio Ta­kahashi, in­for­mou que­de ve­rá­re ali­za­ra con­ven­ção até o dia 30.“A ideia éter cha­pa pu­ra, mas ainda po­dem ocor­rer mu­dan­ças no ce­ná­rio, tem um gru­po gran­de que ainda não se de­fi­niu (o gru­po li­ga­do ao pre­fei­to).” Ta­kahashi con­fir­mou que foi pro­cu­ra­do por di­ver­sos ou­tros lí­de­res es­ta se­ma­na. O PSB é ou­tro que pre­ten­de es­pe­rar até os úl­ti­mos di­as do pra­zo pa­ra re­a­li­za­ra sua con­ven­ção. Se­gun­do o pre­si­den­te da le­gen­da, Már­cio Sta mm, “é com­pli­ca­do quan­do agente tra­ba­lha em um ce­ná­rio on­de o pre­fei­to nãoé­can­di­da­toà re­e­lei­ção ”.“Vá­ri­as fren­tes po­lí­ti­cas têm es­se in­te­res­se de dar con­ti­nui­da­de a es­se tra­ba­lho re­a­li­za­do pe­lo pre­fei­to Ki­re­eff.”

O vi­ce-pre­si­den­te do PSDB lon­dri­nen­se, Luiz Re­na­to Hauly, in­for­mou que “a ideia é che­gar na con­ven­ção com em tor­no de um no­me definido, sem ba­te-cha­pa in­ter­no”. O par­ti­do tam­bém vai apro­vei­tar o tem­po até li­mi­te pa­ra ca­rim­bar as can­di­da­tu­ras. “Con­si­de­ro que es­ta­mos em uma elei­ção atí­pi­ca, per­to da vo­ta­ção e sem de­fi­ni­ções”, com­ple­tou.

Odar­lo­ne Oren­te, do PT lo­cal, dis­se que o par­ti­do re­a­li­za nes­te do­min­go en­con­tro mu­ni­ci­pal co­mo “uma pré­via pa­ra a con­ven­ção, quan­do che­ga­re­mos tam­bém com os no­mes de­fi­ni­dos”.

ArquIvo FO­LHA

Cor­ri­da pe­la Pre­fei­tu­ra de Lon­dri­na se acir­ra es­ta se­ma­na com o iní­cio das con­ven­ções

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.