Fí­si­co fran­co-ar­ge­li­no éde­por­ta­do­doRio

Folha de Londrina Domingo - - MUNDO - Agên­cia Es­ta­do

Rio - Um dia após mais um aten­ta­do ter­ro­ris­ta na Fran­ça, o fí­si­co Adlè­ne Hi­cheur, de 39 anos, nas­ci­do na Ar­gé­lia e na­tu­ra­li­za­do fran­cês, foi de­por­ta­do do Bra­sil, on­de mo­ra­va ha­via três anos. O fí­si­co já es­te­ve pre­so na Fran­ça, após ser con­de­na­do a cin­co anos de pri­são sob a acu­sa­ção de pla­ne­jar aten­ta­dos ter­ro­ris­tas. Após dois anos de ca­deia, ob­te­ve li­ber­da­de pro­vi­só­ria e se mu­dou pa­ra o Rio, on­de se tor­nou pro­fes­sor vi­si­tan­te do Ins­ti­tu­to de Fí­si­ca da Uni­ver­si­da­de Fe­de­ral do Rio de Ja­nei­ro (UFRJ).

Em ja­nei­ro des­te ano a revista “Épo­ca” di­vul­gou que a Po­lí­cia Fe­de­ral mo­ni­to­ra­va Hi­cheur em fun­ção de su­as su­pos­tas ati­vi­da­des ter­ro­ris­tas - o fí­si­co sem­pre ne­gou pra­ti­cá-las. Na épo­ca ele che­gou a pe­dir des­li­ga­men­to da UFRJ e co­gi­tou vol­tar pa­ra a Eu­ro­pa, mas foi con­ven­ci­do por co­le­gas a per­ma­ne­cer no Bra­sil co­mo pes­qui­sa­dor. Seu con­tra­to com a UFRJ ter­mi­na­ria em ju­lho, mas a uni­ver­si­da­de de­ci­diu re­no­vá-lo por mais um ano. Por is­so, en­ca­mi­nhou aos ór­gãos fe­de­rais a do­cu­men­ta­ção ne­ces­sá­ria pa­ra a re­no­va­ção do vis­to. Na úl­ti­ma sex­ta-fei­ra, no en­tan­to, foi pu­bli­ca­da no Diá­rio Oficial da União uma decisão do Mi­nis­té­rio da Jus­ti­ça ne­gan­do o pe­di­do de re- no­va­ção.

Se­gun­do o pes­qui­sa­dor Ig­na­cio Be­di­a­ga, que tra­ba­lha no Cen­tro Bra­si­lei­ro de Pes­qui­sas Fí­si­cas (CBPF) e foi res­pon­sá­vel pe­lo con­vi­te ao fí­si­co pa­ra que vi­es­se tra­ba­lhar no Bra­sil, Hi­cheur es­ta­va em sua ca­sa, na Ti­ju­ca (zo­na nor­te do Rio), na ma­nhã de sex­ta, apre­sen­tan­do por vi­de­o­con­fe­rên­cia pa­ra co­le­gas do Cen­tro Eu­ro­peu pa­ra Fí­si­ca de Par­tí­cu­las uma pes­qui­sa que de­sen­vol­veu na UFRJ quan­do agen­tes da Po­lí­cia Fe­de­ral che­ga­ram e avi­sa­ram que Hi­cheur se­ria ime­di­a­ta­men­te de­por­ta­do. Os po­li­ci­ais aguar­da­ram o fim da apre­sen­ta­ção e a or­ga­ni­za­ção da ba­ga­gem do fí­si­co, que no iní­cio da tar­de foi le­va­do ao ae­ro­por­to do Ga­leão, na Ilha do Go­ver­na­dor (zo­na nor­te).

O voo le­van­do Hi­cheur par­tiu às 22h25 pa­ra Lis­boa - da­li, se­gun­do Be­di­a­ga, ele se­ria en­ca­mi­nha­do pa­ra a Fran­ça. A UFRJ di­vul­gou no­ta em que re­pu­dia a “su­má­ria de­por­ta­ção” de Hi­cheur: “A Rei­to­ria da UFRJ foi sur­pre­en­di­da (...) com a notícia da su­má­ria de­por­ta­ção do pro­fes­sor vi­si­tan­te Adle­ne Hi­cheur. Ma­ni­fes­ta­mos extrema pre­o­cu­pa­ção com a ação, anun­ci­a­da sem apre­sen­ta­ção de jus­ti­fi­ca­ti­vas cla­ras e aten­ção a prin­cí­pi­os de­mo­crá­ti­cos bá­si­cos, co­mo di­rei­to à de­fe­sa”, acu­sa a ins­ti­tui­ção de en­si­no.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.