‘O di­nhei­ro gos­ta de ser mi­ma­do’

Folha de Londrina Domingo - - REPORTAGEM - (C.A.)

Carlos Al­ber­to De­co­tel­li, co­or­de­na­dor de pós-gra­du­a­ção do Isae So­lu­ções Cor­po­ra­ti­vas, ava­lia que a fal­ta de vo­os pa­ra o in­te­ri­or do Es­ta­do diz res­pei­to à ne­ces­si­da­de de tra­çar pla­nos es­tra­té­gi­cos pa­ra a es­tru­tu­ra das ci­da­des. “É pre­ci­so que ha­ja um mar­co re­gu­la­tó­rio quan­to às con­di­ções lo­gís­ti­cas e de lo­co­mo­ção, ana­li­san­do in­clu­si­ve a vi­a­bi­li­da­de cor­po­ra­ti­va pa­ra as em­pre­sas aé­re­as”, ava­lia. Além dis­so, de­fen­de o es­ta­be­le­ci­men­to de mar­cos re­gu­la­tó­ri­os que in­te­grem a es­tru­tu­ra em­pre­sa­ri­al e de ci­da­da­nia pa­ra ga­ran­tir mo­bi­li­da­de.

Do pon­to de vis­ta dos ne­gó­ci­os, po­rém, De­co­tel­li é en­fá­ti­co: “o di­nhei­ro gos­ta de ser mi­ma­do”. “Ob­je­ti­va­men­te, as en­ti­da­des de clas­se pre­ci­sam agen­dar reu­niões com os presidentes das com­pa­nhi­as aé­re­as e mos­trar a eles as van­ta­gens de re­to­ma­rem os vo­os, ana­li­sa­rem pos­sí­veis par­ce­ri­as pa­ra que ha­ja so­lu­ções es­tra­té­gi­cas viá­veis”, opi­na, lem­bran­do que uma so­lu­ção pa­ra o im­pas­se é ur­gen­te. “O Pa­ra­ná é re­fe­rên­cia em agro­ne­gó­cio e co­o­pe­ra­ti­vis­mo, is­so de­pen­de de mo­bi­li­da­de. O Es­ta­do não po­de se ajo­e­lhar, tem que mos­trar sua força es­tra­té­gi­ca”, diz.

O pre­juí­zo acu­mu­la­do é di­fí­cil de ser re­cu­pe­ra­do, mas a so­lu­ção é prag­má­ti­ca. “As com­pa­nhi­as que­rem sa­ber se dá di­nhei­ro man­ter os vo­os. É pre­ci­so que o se­tor pro­du­ti­vo se or­ga­ni­ze pa­ra con­ver­sar com qu­em tem po­der de decisão so­bre os in­ves­ti­men­tos”, re­for­ça, des­ta­can­do que o mun­do dos ne­gó­ci­os não tem tem­po pa­ra es­pe­rar so­lu­ções go­ver­na­men­tais. “O di­nhei­ro não es­pe­ra, o di­nhei­ro quer ser car­re­ga­do no co­lo e pa­pa­ri­ca­do, a ma­nei­ra de fa­zer is­so é agir agres­si­va­men­te pa­ra con­se­guir so­lu­ções.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.