‘Sem diá­lo­go não dá pa­ra edu­car’

Folha de Londrina Domingo - - REPORTAGEM -

A flo­ris­ta Ri­ta de Cás­sia Bernardo dos Santos cria os cin­co­fi­lho­sen­tre5e24a­nos no mes­mo bair­ro pe­ri­fé­ri­co da zo­na les­te de Lon­dri­na on­de ela mes­ma cres­ceu. Por ter visto mui­tos ami­gos de in­fân­cia mor­re­rem por over­do­se ou as­sas­si­na­dos por­tra­fi­can­tes,ela­tem­mui­to me­do dos efei­tos do trá­fi­co e das dro­gas. Por is­so, in­ves­te na edu­ca­ção da fa­mí­lia pa­ra ten­tar pro­te­gê-los des­te pe­ri­go. A es­tra­té­gia, ga­ran­te, está dan­do cer­to.

Os três me­ni­nos mais ve­lhos, já mai­o­res de ida­de, atu­al­men­te es­tu­dam, trabalham e “es­tão se en­ca­mi­nhan­do na vi­da”. Os dois mais novos, um me­ni­no de 12 e uma me­ni­na de 5, ago­ra são a pri­o­ri­da­de da mãe no que diz res­pei­to à se­gu­ran­ça. “Fi­quei viú­va do pai dos mais ve­lhos aos 24 anos e sem­pre pre­ci­sei tra­ba­lhar, aca­bo le­van­do as cri­an­ças co­mi­go”, con­ta ela, que cul­ti­va e ven­de plan­tas or­na­men­tais na fei­ra jun­to com o seu pai, um po­li­ci­al apo­sen­ta­do.

Omai­or­me­do­deCás­si­aé o pos­sí­vel con­ta­to dos fi­lhos com as dro­gas, uma re­a­li­da­de es­can­ca­ra­da no bair­ro on­de vi­vem. “Meus fi­lhos mais novos não po­dem mais brin­car na rua, como os mais ve­lhos brin­ca­vam, por­que­o­trá­fi­co­co­op­ta­gen­te mui­to jo­vem. Os ado­les­cen­tes ve­em tra­fi­can­tes da mes­ma ida­de com tê­nis novos, pe­din­do piz­za e re­fri­ge­ran­tes... Is­so aca­ba des­per­tan­do a von­ta­de de que­rer ter as coi­sas”, acre­di­ta.

Como não po­de es­tar com os fi­lhos o tem­po to­do, Ri­ta aposta na con­ver­sa fre­quen­te e fran­ca so­bre to­dos os as­sun­tos pa­ra ten­tar ori­en­tá-los.“Meu fi­lho de 12 anos pe­ga ôni­bus so­zi­nho pa­ra ir à es­co­la. To­dos os di­as eu converso so­bre os ris­cos”, con­ta. Ou­tra es­tra­té­gia de Cás­sia é pas­sar bas­tan­te tem­po com as cri­an­ças.“A gen­te brin­ca, con­ver­sa e as­sis­te a fil­mes. De­pois de en­fren­tar al­gu­mas di­fi­cul­da­des, en­ten­di que sem diá­lo­go a gen­te não con­se­gue edu­car os fi­lhos”, en­si­na. (C.A.)

Gustavo Car­nei­ro

Ri­ta de Cás­sia dos Santos com dois dos seus cin­co fi­lhos: me­do do trá­fi­co

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.