PREVENÇÃO

Ao to­do, 500 mil do­ses es­tão dis­po­ní­veis; cam­pa­nha vai até 3 de se­tem­bro

Folha de Londrina Domingo - - PRIMEIRA PÁGINA - Vi­vi­a­ni Cos­ta Reportagem Lo­cal

Trin­ta ci­da­des pa­ra­na­en­ses ini­ci­am cam­pa­nha de va­ci­na­ção con­tra a den­gue; imu­ni­za­ção vai até 3 de se­tem­bro

In­te­gran­tes do Ti­ro de Gu­er­ra, que par­ti­ci­pam das cons­tan­tes ações de prevenção con­tra a den­gue, fo­ram os pri­mei­ros a se­rem imu­ni­za­dos em Lon­dri­na, na aber­tu­ra da cam­pa­nha de va­ci­na­ção con­tra a do­en­ça. “Com a epi­de­mia se alas­tran­do, a va­ci­na aju­da na prevenção. Es­ta­mos sem­pre nos bair­ros com ín­di­ces mais al­tos de fo­cos do mos­qui­to”, afir­mou João Pe­dro San­to­ro, de 19 anos. A cam­pa­nha foi aber­ta nes­te sá­ba­do (13) em 30 ci­da­des do Pa­ra­ná. Em Lon­dri­na, fo­ram dis­po­ni­bi­li­za­das 121 mil do­ses pa­ra pes­so­as com ida­de en­tre 15 e 27 anos.

En­tre os mu­ni­cí­pi­os que fa­zem par­te da 17ª Re­gi­o­nal de Saú­de, as va­ci­nas tam­bém fo­ram en­ca­mi­nha­das pa­ra As­saí, Be­la Vis­ta do Pa­raí­so, Cam­bé, Ibi­po­rã, Ja­tai­zi­nho, Po­re­ca­tu e Ser­ta­nó­po­lis. Na Re­gião Nor­te do Estado, ape­nas em As­saí o pú­bli­co-al­vo se­rá mais am­plo com fai­xa etá­ria en­tre 9 e 45 anos. “A ex­pec­ta­ti­va é fa­zer uma re­du­ção nas ocor­rên­ci­as de ca­sos em até 80% e fa­zer uma re­du­ção de ca­sos gra­ves e com in­ter­na­ção e, com is­so, fa­zer uma re­du­ção no ris­co de óbi­tos. Quan­do vo­cê faz a va­ci­na de um pú­bli­co-al­vo, es­se pú­bli­co des­sa fai­xa etá­ria é o gran­de res­pon­sá­vel por le­var e tra­zer o ví­rus por­que é a po­pu­la­ção eco­no­mi­ca­men­te ati­va e que mais cir­cu­la pe­la ci­da­de”, res­sal­tou o che­fe da di­vi­são de Vi­gi­lân­cia em Saú­de, Jo­sé Car­los Mo­ra­es.

Mais de 54 mil ca­sos de den­gue fo­ram con­fir­ma­dos no Pa­ra­ná en­tre agos­to de 2015 e ju­lho de 2016. Ao to­do, 61 pes­so­as mor­re­ram, du­as delas em Lon­dri­na. Mes­mo com o iní­cio da imu­ni­za­ção, o di­re­tor-ge­ral da Se­cre­ta­ria de Estado da Saú­de, Se­zi­fre­do Paz, res­sal­tou que as pes­so­as não de­vem se des­cui­dar na eli­mi­na­ção dos fo­cos do mos­qui­to. Os mu­ni­cí­pi­os, se­gun­do ele, fo­ram es­co­lhi­dos em ra­zão dos al­tos ín­di­ces de in­fes­ta­ção do Ae­des. “Ci­da­des que ti­ve­ram três ou mais epi­de­mi­as nos úl­ti­mos anos e al­ta in­ci­dên­cia de ca­sos. Em Pa­ra­na­guá e As­saí, a fai­xa etá­ria é mai­or por­que ti­ve­mos epi­de­mi­as mui­to gra­ves nes­te úl­ti­mo pe­río­do”, des­ta­cou.

A va­ci­na pro­te­ge con­tra os qua­tro ti­pos de ví­rus da den­gue. No en­tan­to, é ne­ces­sá­rio to­mar as três do­ses com in­ter­va­los de seis me­ses pa­ra ga­ran­tir a efi­cá­cia to­tal. Se­gun­do a di­re­to­ra mé­di­ca da Sa­no­fi Pas­teur na Amé­ri­ca La­ti­na, Lu­cia Bricks, as pes­qui­sas apon- ta­ram que a va­ci­na ga­ran­te pro­te­ção de até 93% con­tra as for­mas mais gra­ves da do­en­ça. Po­rém, nem to­dos po­dem ser imu­ni­za­dos .“Os re­sul­ta­dos fo­ram me­lho­res pa­ra a fai­xa etá­ri ade 9 a 45 anos. Ges­tan­tes ou mu­lhe­res que es­tão ama­men­tan­do não de­vem to mar a va­ci­na. Pes­soa si mu­no com­pro­me­ti­das, com aids, cân­cer ou qual­quer do­en­ça crô­ni­ca tam­bém não de­vem ser imu­ni­za­das”, ex­pli­cou.

IN­FES­TA­ÇÃO O úl­ti­mo Le­van­ta­men­to Rá­pi­do de In­fes­ta­ção do Ae­des Aegyp­ti (Li­ra) re­a­li­za­do na pri­mei­ra se­ma­na de agos­to apon­tou que 0,3 imó­vel a ca­da 100 apre­sen­tou fo­cos do mos­qui­to da den­gue. O ín­di­ce foi o me­nor dos úl­ti­mos três anos. Em ja­nei­ro des­te ano, o re­sul­ta­do do Li­ra che­gou a 8% quan­do o acei­tá­vel pe­lo Mi­nis­té­rio da Saú­de é de ape­nas 1%. As de­nún­ci­as de fo­cos do mos­qui­to e de des­pe­jo ir­re­gu­lar de li­xo po­dem ser fei­tas pe­lo te­le­fo­ne 0800 400 1893, de se­gun­da a sex­ta, das 8 às 17 ho­ras, ou na Gu­ar­da Mu­ni­ci­pal pe­lo te­le­fo­ne 153 e se­de da Com­pa­nhia Mu­ni­ci­pal de Trân­si­to e Ur­ba­ni­za­ção (CMTU).

“A ex­pec­ta­ti­va é fa­zer uma re­du­ção nas ocor­rên­ci­as de ca­sos em até 80%”

Ro­ber­to Cus­tó­dio

In­te­gran­tes do Ti­ro de Gu­er­ra, que par­ti­ci­pam das cons­tan­tes ações de prevenção con­tra a den­gue, fo­ram os pri­mei­ros a se­rem imu­ni­za­dos em Lon­dri­na

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.