Er­ros e acer­tos da Olim­pía­da

Folha de Londrina Domingo - - OPINIÃO -

An­tes da Olim­pía­da do Rio co­me­çar, os aler­tas de que o even­to se­ria um de­sas­tre cor­re­ram o mun­do. Obras ina­ca­ba­das, zi­ka ví­rus, mar po­luí­do, vi­o­lên­cia, as­sal­tos e tra­fi­can­tes de dro­gas eram as­sun­tos pre­fe­ri­dos das re­des so­ci­ais. Os Jo­gos che­gam ao fi­nal ho­je e a or­ga­ni­za­ção ar­ran­cou elo­gi­os em to­do o mun­do. Tu­do den­tro do es­pe­ra­do, des­de a ins­pi­ra­do­ra ce­rimô­nia de aber­tu­ra até o mo­men­to em que es­se edi­to­ri­al foi es­cri­to - ape­sar da pis­ci­na com água ver­de e da câ­me­ra des­pen­can­do do céu.

Usain Bolt e Mi­cha­el Phelps fi­ze­ram his­tó­ria, co­mo era es­pe­ra­do. Sur­gi­ram no­vos íco­nes, co­mo Simone Bi­les, a ame­ri­ca­na que en­can­tou na gi­nás­ti­ca ar­tís­ti­ca. Dos Es­ta­dos Uni­dos veio tam­bém o gran­de ve­xa­me dos Jo­gos: o fal­so re­la­to de um as­sal­to que par­tiu de qua­tro atle­tas da equi­pe de na­ta­ção. O es­cân­da­lo mo­ti­vou um pe­di­do de des­cul­pas do Co­mi­tê Olím­pi­co dos EUA pe­la con­du­ta dos na­da­do­res – o mí­ni­mo que os ame­ri­ca­nos po­de­ri­am fa­zer era pe­dir per­dão a um po­vo que tra­ba­lhou du­ro pa­ra fa­zer os Jo­gos acon­te­ce­rem.

Por ou­tro la­do, os bra­si­lei­ros co­nhe­ce­ram no­vos no­mes pa­ra torcer, co­mo o ca­noís­ta bai­a­no Isa­qui­as Qu­ei­roz ou a du­pla de ve­le­ja­do­ras Mar­ti­ne Gra­el e K ah enaKun­ze. Qu­em­nã ose emo­ci­o­nou co­ma ju­do­ca Ra­fa­e­la Sil­va, ame­ni­na que veio da Ci­da­de de Deus, ga­nhou me­da­lha de ou­ro e de­cla­rou que a vi­tó­ria é uma pro­va de que uma cri­an­ça que tem um so­nho de­ve acre­di­tar ne­le?

So­nho que po­de­ria ser mais aces­sí­vel se exis­tis­se mai­or in­ves­ti­men­to pa­ra as ca­te­go­ri­as de ba­se. Um dos gran­des le­ga­dos des­ses Jo­gos é jus­ta­men­te a cons­ta­ta­ção de que o País pre­ci­sa de uma po­lí­ti­ca es­por­ti­va que in­vis­ta di­nhei­ro na for­ma­ção, aju­de a mas­si­fi­car o es­por­te e in­cen­ti­ve as cri­an­ças e jo­vens a pra­ti­cá­lo nas es­co­las e uni­ver­si­da­des.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.