Chi­nai­nau­gu­ra­pon­te­de vi­dro mais­lon­ga­do­mun­do

Folha de Londrina Domingo - - GERAL - Fran­ce Pres­se

Zhang­ji­a­jie - AChi­nai­nau­gu­rou no sá­ba­do (20) uma pon­te com pi­so de vi­dro, sus­pen­sa 300 me­tros aci­ma do so­lo no ce­ná­rio es­pe­ta­cu­lar do par­que na­tu­ral de Zhang­ji­a­jie. A obra de seis me­tros de lar­gu­ra é for­ma­da por 99 pla­cas de vi­dro trans­pa­ren­tes e po­de re­ce­ber, si­mul­ta­ne­a­men­te, 800 pes­so­as, in­for­mou a agên­cia de no­tí­ci­as ofi­ci­al Xi­nhua.

A es­tru­tu­ra tem 430 me­tros de com­pri­men­to, pen­du­ra­da en­tre dois pi­cos mon­ta­nho­sos do par­que na­tu­ral de Zhang­ji­a­jie, na pro­vín­cia cen­tral de Hu­nan. Além de per­cor­rer a es­tru­tu­ra e apre­ci­ar a vis­ta das mon­ta­nhas, os tu­ris­tas tam­bém po­de­rão pra­ti­car es­por­tes co­mo bun­gee jum­ping ou ti­ro­le­sa. “Eu que­ria vir e sen­tir a gran­de­za des­te tra­ba­lho. Eu não te­nho me­do por­que pa­re­ce se­gu­ro”, dis­se à AFP Wang Min, uma mãe que veio com seu ma­ri­do e fi­lhos.

Pa­ra­de­mons­tra­ra­so­li­dez­da pon­te, as au­to­ri­da­des or­ga­ni­za­ram­di­ver­sa­sa­ções­de­co­mu­ni­ca­ção. Em um ex­pe­ri­men­to, um re­pór­ter ba­teu com um mar­te­lo uma das pi­las­tras; em ou­tro,um­veí­cu­lo­car­re­ga­do­de pas­sa­gei­ros pas­sou por ci­ma de uma das pla­cas, que não so­freu qual­quer fis­su­ra.

“Ho­je es­tá um pou­co cheio, há um pou­co de con­fu­são. Mas es­tar sus­pen­so a 300 me­tros de al­tu­ra é uma ex­pe­ri­ên­cia úni­ca”, de­cla­rou Chen­glu Lin, que vi­a­jou com os seus co­le­gas.

A agên­cia Xi­nhua in­for­mou que a es­tru­tu­ra su­por­ta ape­nas oi­to mil pes­so­as por dia e que os tu­ris­tas têm de re­ser­var a en­tra­da com um dia de an­te­ce­dên­cia. O pas­seio cus­ta 138 yu­an (US$ 20). Pa­ra evi­tar qual­quer da­no à in­fra­es­tru­tu­ra, “são proi­bi­dos câ­me­ras, paus de sel­fie e sa­pa­tos de sal­to al­to”, se­gun­do a agên­cia.

A pon­te foi pro­je­ta­da pe­lo ar­qui­te­to is­ra­e­len­se Haim Do­tan. Se­gun­do in­for­ma­ções do go­ver­no mu­ni­ci­pal, um dos pi­cos do par­que Zhang­ji­a­jie po­de­ria ter ins­pi­ra­do a mon­ta­nha flu­tu­an­te que apa­re­ce no fil­me Ava­tar, lan­ça­do em 2010 na Chi­na. De acor­do com um jor­nal lo­cal, um fo­tó­gra­fo de Hollywo­od vi­si­tou o par­que em 2008 pa­ra ti­rar fo­to­gra­fi­as que te­ri­am si­do pos­te­ri­or­men­te uti­li­za­das pe­la pro­du­ção.

Fred Du­four/AFP

A es­tru­tu­ra tem 430 me­tros de com­pri­men­to e es­tá sus­pen­sa 300 me­tros aci­ma do so­lo, no par­que na­tu­ral de Zhang­ji­a­jie

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.