Ca­noís­ta con­quis­ta pra­ta em du­pla e se tor­na o pri­mei­ro bra­si­lei­ro com três me­da­lhas na mes­ma edi­ção dos Jo­gos

Folha de Londrina Domingo - - OLIMPÍADAS -

Rio de Ja­nei­ro - O bai­a­no I sa­qui­as Qu­ei­roz ,22, tor­nou­se on­tem o pri­mei­ro bra­si­lei­ro ame­da­lhar três ve­ze sem uma úni­ca edi­ção dos Jo­gos Olím­pi­cos.

Ele e o par­cei­ro Er­lon Sou­za le­va­ram a pra ta­na pro­va­do C 2 1.000 m da ca­no­a­gem ve­lo­ci­da­de, dis­pu­ta­da na La­goa Ro­dri­go de Frei­tas, na zo­na sul do Rio. Eles che­ga­ram atrás dos ale­mães Se­bas­ti­an Bren­del e JanVan­drey (3min43s912).

Isa­qui­as já ha­via si­do me­da­lhis­ta de pra­ta no C1 1.000 me­de bron­ze noC1200m. Até os Jo­gos do Rio, a mo­da­li­da­de ja­mais ha­via su­bi­do ao pó­dio em Olim­pía­das.

O ca­noís­ta es­ta­va em­pa­ta­do em nú­me­ro de con­quis­tas em uma úni­ca edi­ção com os ati­ra­do­res Guilherme Pa­ra­en­se e Afrâ­nio da Cos­ta (1920) e os na­da­do­res Gus­ta­vo Bor­ges e Cesar Ci­e­lo (2008).

Es­ta é a pri­mei­ra Olim­pía­da de Isa­qui­as, que não ob­te­ve classificação pa­ra dis­pu­tar Lon­dres-2012 e ima­gi­nou que sua car­rei­ra com­pe­ti­ti­va no al­to ren­di­men­to es­ti­ves­se en­cer­ra­da.

A che­ga­da do téc­ni­co es­pa­nhol Je­sús Mor­lán ao Bra­sil, em 2013, con­tra­ta­do pe­lo Co- mi­tê Olím­pi­co do Bra­sil (COB), mu­dou o pa­no­ra­ma. O bai­a­no ob­te­ve seis me­da­lhas em Cam­pe­o­na­tos Mun­di­ais e três no Pan de To­ron­to en­tre 2013 e 2015 e che­gou à Rio2016 co­mo um dos no­mes mais ba­da­la­dos da de­le­ga­ção.

En­tre es­tas me­da­lhas em Mun­di­ais es­ta­va o ou­ro no C2 1.000 m ao la­do de Er­lon, com quem vol­tou a ob­ter um gran­de re­sul­ta­do nes­te sá­ba­do.

Isa­qui­as des­co­briu a ca­no­a­gem em 2005 por meio de um pro­je­to so­ci­al em sua ci­da­de na­tal, Ubai­ta­ba. O es­por­te sur­giu co­mo uma com­pen­sa­ção pa­ra um jo­vem que ha­via so­fri­do dois epi­só­di­os trau­má­ti­cos na in­fân­cia, que in­cluí­ram uma re­ti­ra­da de rim -após cair de uma ár­vo­re- e uma len­ta re­cu­pe­ra­ção de­pois de se quei­mar com água es­cal­dan­te.

Fu­tu­ra Press/Fo­lha­press

Bai­a­no dis­pu­tou pe­la pri­mei­ra vez uma Olim­pía­da e foi res­pon­sá­vel pe­las con­quis­tas iné­di­tas pa­ra a ca­no­a­gem

BRA­SIL

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.