NaAL,tu­do­de­ve per­ma­ne­cer co­mo es­tá

Folha de Londrina Domingo - - POLÍTICA - Ma­ri­a­na Fran­co Ra­mos Re­por­ta­gem Lo­cal

Cu­ri­ti­ba - De acor­do com ci­en­tis­ta po­lí­ti­co e pro­fes­sor da UFPR Emer­son Cer­vi, a ten­dên­cia é de que não ha­ja mu­dan­ças no relacionamento do Exe­cu­ti­vo com o Le­gis­la­ti­vo. Is­so por­que os dois pri­mei­ros co­lo­ca­dos nas pes­qui­sas elei­to­rais, Ra­ti­nho Jr. (PSD) e Ci­da Borghet­ti (PP), fa­zi­am par­te da ali­an­ça que ajudou a ele­ger e re­e­le­ger Be­to Ri­cha (PSDB). “Ca­da um dos dois tem pe­lo me­nos a me­ta­de dos par­ti­dos que per­ten­ci­am à co­li­ga­ção ori­gi­nal. Não são out­si­ders do sis­te­ma. Ou se­ja, não te­rão pro­ble­mas em li­dar .”

Na ava­li­a­ção de­le, ao que tu­do in­di­ca a ta­xa de re­e­lei­ção dos par­la­men­ta­res se­rá mais al­ta que a mé­dia his­tó­ri­ca. “De­pu­ta­dos que ho­je são co­le­gas do Ra­ti­nho e es­tão na ba­se con­ti­nu­a­rão sen­do os mes­mos. A cam­pa­nha foi mui­to cur­ta, mui­to ‘in­vi­sí­vel’, fa­vo­re­cen­do os can­di­da­tos à re­e­lei­ção. Es­tá ha­ven­do tam­bém uma des­pro­por­ção gran­de de dis­tri­bui­ção de re­cur­sos de cam­pa­nha. Can­di­da­tos que já são po­lí­ti­cos têm mais aces­so ao fun­do par­ti­dá­rio; sem con­tar que não exis­te mais li­mi­te de uso do pró­prio di­nhei­ro”.

Se­gun­do Cer­vi, do pon­to de vis­ta do Exe­cu­ti­vo, es­sa ma­nu­ten­ção da ba­se é po­si­ti­va. En­tre­tan­to, pa­ra a so­ci­e­da­de cos­tu­ma ser ruim. “Uma das fun­ções do Le­gis­la­ti­vo é fis­ca­li­zar. Se vo­cê tem uma re­la­ção mui­to pró­xi­ma, fi­ca mais di­fí­cil. Foi o que acon­te­ceu no atu­al man­da­to . uma ban­ca­da mui­to gran­de de de­pu­ta­dos go­ver­nis­tas, to­dos os par­ti­dos com re­pre­sen­ta­ção no Exe­cu­ti­vo e se­cre­tá­ri­os in­di­ca­dos. Ao fi­nal do go­ver­no, o Mi­nis­té­rio Pú­bli­co te­ve de fa­zer uma sé­rie de ope­ra­ções, com ma­nan­ci­al de pro­vas. A As­sem­bleia foi in­ca­paz de dar uma res­pos­ta à so­ci­e­da­de, quan­do de­ve­ria es­tar fis­ca­li­zan­do os gas­tos pú­bli­cos”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.