Go­ver­no con­se­gue vo­tos pa­ra apro­var in­di­ca­do à Su­pre­ma Cor­te

Folha de Londrina Domingo - - MUNDO - Jú­lia Za­rem­ba Fo­lha­press

Washing­ton

- A con­fir­ma­ção de Brett Ka­va­naugh pa­ra a Su­pre­ma Cor­te ame­ri­ca­na tor­nou-se pra­ti­ca­men­te cer­ta após a se­na­do­ra re­pu­bli­ca­na Su­san Col­lins e o se­na­dor de­mo­cra­ta Joe Man­chin, que es­ta­vam no gru­po de par­la­men­ta­res in­de­ci­sos, de­cla­ra­rem na tar­de des­ta sex­ta (5) que vo­ta­rão a fa­vor da apro­va­ção do juiz pa­ra o car­go.

Com as de­cla­ra­ções, o ce­ná­rio mais pro­vá­vel é de que 51 se­na­do­res vo­tem a fa­vor e 49 con­tra Ka­va­naugh, acu­sa­do de ter ata­ca­do se­xu­al­men- te três mu­lhe­res du­ran­te a ju­ven­tu­de. A vo­ta­ção fi­nal es­tá pre­vis­ta pa­ra co­me­çar no fim da tar­de des­te sá­ba­do (6).

A lis­ta de se­na­do­res que po­de­ri­am vi­rar o jo­go in­cluía os re­pu­bli­ca­nos Jeff Fla­ke e Li­sa Mur­kows­ki. O pri­mei­ro de­cla­rou que vo­ta­ria a fa­vor do in­di­ca­do de Trump e a se­gun­da, con­tra. Du­ran­te a ma­nhã, os se­na­do­res de­ci­di­ram en­cer­rar os de­ba­tes so­bre a no­me­a­ção de Ka­va­naugh pa­ra a Su­pre­ma Cor­te dos Es­ta­dos Uni­dos em até 30 ho­ras e se­guir pa­ra a vo­ta­ção fi­nal.

O pre­si­den­te ame­ri­ca­no Do­nald Trump co­me­mo­rou a de­ci­são. “Mui­to or­gu­lho­so do Se­na­do dos EUA por ter vo­ta­do ‘sim’ pa­ra avan­çar com a no­me­a­ção do juiz Brett Ka­va­naugh!”, es­cre­veu em uma re­de so­ci­al.

A de­ci­são pe­la con­ti­nui­da­de do pro­ces­so foi to­ma­da um dia após o FBI di­vul­gar pa­ra a Ca­sa Bran­ca e se­na­do­res o re­sul­ta­do das no­vas in­ves­ti­ga­ções so­bre o pas­sa­do do juiz, acu­sa­do de ter co­me­ti­do de­li­tos se­xu­ais quan­do era jo­vem. As in­for­ma­ções co­le­ta­das eram con­si­de­ra­das de­ci­si­vas pa­ra o des­fe­cho do ca­so.

O re­la­tó­rio aca­bou não aju­dan­do os de­mo­cra­tas, que es­pe­ra­vam que no­vas evi­dên­ci­as con­tra Ka­va­naugh vi­es­sem à to­na. Eles dis­se­ram que as apu­ra­ções fo­ram li­mi­ta­das e que não in­cluí­ram tes­te­mu­nhas que es­ta­vam dis­pos­tas a fa­lar.

Já os re­pu­bli­ca­nos res­pi­ra­ram ali­vi­a­dos. Dis­se­ram que na­da do que foi apre- sen­ta­do cor­ro­bo­ra a ver­são da pro­fes­so­ra Ch­ris­ti­ne Bla­sey Ford, que acu­sa o juiz de agres­são se­xu­al em in­ci­den­te na dé­ca­da de 1980. Três mu­lhe­res acu­sam o juiz de ter co­me­ti­do al­gum ti­po de de­li­to se­xu­al: Ch­ris­ti­ne Bla­sey Ford, De­bo­rah Ra­mi­rez e Ju­lie Swet­nick.

O juiz é o se­gun­do no­me in­di­ca­do por Trump pa­ra a Su­pre­ma Cor­te. O pri­mei­ro foi Neil Gor­su­ch, con­ser­va- dor mo­de­ra­do, que to­mou pos­se em abril de 2017. Ca­so Ka­va­naugh se­ja apro­va­do, o equi­lí­brio da cor­te se­rá al­te­ra­do: se­rão qua­tro juí­zes pro­gres­sis­tas con­tra cin­co con­ser­va­do­res.

Mui­to or­gu­lho­so do Se­na­do dos EUA por ter vo­ta­do‘sim’pa­ra avan­çar com a no­me­a­ção do juiz Brett Ka­va­naugh!”

Saul Lo­eb/AFP

Três mu­lhe­res acu­sam o juiz Brett Ka­va­naugh de ter co­me­ti­do al­gum ti­po de de­li­to se­xu­al

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.