Pa­ra­na­en­se re­a­li­zas eu pri­mei­ro so­nho olím­pi­co

Folha de Londrina Domingo - - ESPORTE - Lu­cio Flá­vio Cruz Re­por­ta­gem Lo­cal

Par­ti­ci­par dos Jo­gos Olím­pi­cos é o so­nho de qu­al­quer atle­ta de qu­al­quer can­to do mun­do. Pa­ra o pro­co­pen­se Pe­dro Luiz Tom­bo­lim, a opor­tu­ni­da­de che­gou aos 16 anos. Atle­ta da equi­pe Lon­dri­na/Cai­xa/Ipec de atle­tis­mo, o ado­les­cen­te en­ca­ra o mai­or de­sa­fio da sua ain­da pre­co­ce car­rei­ra.

Tom­bo­lim se­rá um dos 21 atle­tas da se­le­ção bra­si­lei­ra de atle­tis­mo que es­ta­rão re­pre­sen­tan­do o País nos Jo­gos Olím­pi­cos da Ju­ven­tu­de, que co­me­çam nes­te sá­ba­do (6) em Bu­e­nos Ai­res. “Nun­ca ima­gi­nei que che­ga­ria aqui tão rá­pi­do as­sim”, afir­mou o ga­ro­to, que co­me­çou no atle­tis­mo aos 12 anos. “Acre­di­to queéf ru­to de mui­ta de­di­ca­ção edes emp re­bus­car o me­lhor .” Tom bo­li mé oriun­do do Pro­je­to Ou­ro do Olim­po de Cor­né­lio Pro­có­pio, on­de fun­ci­o­na um dos po­los da equi­pe de atle­tis­mo Lon­dri­na/ Cai­xa/Ipec.

Es­pe­ci­a­lis­ta na pro­va dos 800 me­tros, Tom­bo­lim é li­der do ran­king na­ci­o­nal e sul-ame­ri­ca­no sub-18, co ma­mar ca­de 1 min52s 29. Éo atu­al cam­peão pa­ra­na­en­se sub -23 enaGymn así- ade - Mun­di­al Es­co­lar, dis­pu­ta­da no Mar­ro­cos em maio, foi sex­to co­lo­ca­do nos 800 me­tros e me­da­lha de pra­ta no re­ve­za­men­to 200/400/600/800 me­tros.

“A pre­pa­ra­ção foi boa e es­tou mui­to fo­ca­do. Acre­di­to que pos­so dar tra­ba­lho, mas a com­pe­ti­ção é de um ní­vel mui­to al­to, com os me­lho­res atle­tas do mun­do”, afir­mou o ado­les­cen­te. Tom­bo­lim vai com­pe­tir nos Jo­gos Olím­pi­cos nos 800 me­tros ra­sos no dia 15.

An­tes da vi­a­gem pa­ra a Ar­gen­ti­na, a se­le­ção bra­si­lei­ra fez um pe­río­do fi­nal de trei­na­men­tos na ba­se da Ae­ro­náu­ti­ca no Rio de Ja­nei­ro. “Es­ta fa­se de trei­nos foi mui­to im­por­tan­te e deu pa­ra pe­gar um pou­co tam­bém da di­nâ­mi­ca de co­mo se­rá o even­to em Bu­e­nos Ai­res”, res­sal­tou. “Qu­e­ro bri­gar por me­da- lha e quem sa­be com me­lho­ra de mar­ca.”

Fã de Jo­a­quim Cruz, um dos mai­o­res atle­tas bra­si­lei­ros e cam­peão olím­pi­co dos 800 me­tros em Los An­ge­les, em 1984,Tom­bo­lim des­ta­cou o apoio da fa­mí­lia e so­nha al­to pa­ra, quem sa­be, se­guir os pas­sos do ído­lo. “Es­ta­va com mi­nha mãe na pri­mei­ra vez que en­trei em uma pista e ela con­ti­nua me in­cen­ti­van­do”, apon­tou.“Qu­e­ro se­guir a car­rei­ra de atle­ta e che­gar à Olim­pía­da. 2020 es­tá lo­go aí, quem sa­be?”

Os Jo­gos Olím­pi­cos da Ju- ven­tu­de vão reu­nir apro­xi­ma­da­men­te 4 mil atle­tas de 205 paí­ses pa­ra a dis­pu­ta de 36 mo­da­li­da­des em 280 pro­vas. A de­le­ga­ção bra­si­lei­ra é for­ma­da por 79 atle­tas, que com­pe­tem em 25 mo­da­li­da­des. Os Jo­gos ter­mi­nam no dia 18.

Ado­les­cen­te é o me­lhor da Amé­ri­ca do Sul na ca­te­go­ria sub-18 dos 800 me­tros

Ri­car­do Chi­ca­rel­li/28-03-2018

Pe­dro Luiz Tom­bo­lim vai par­ti­ci­par dos Jo­gos Olím­pi­cos da Ju­ven­tu­de na Ar­gen­ti­na

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.