‘Não po­día­mos de for­ma al­gu­ma pos­ter­gar’

Folha de Londrina - - Geral -

Brasília - A apro­va­ção da re­for­ma do en­si­no mé­dio foi mar­ca­da por po­lê­mi­cas. A pri­mei­ra de­las foi ao fa­to da pro­pos­ta ter si­do apre­sen­ta­da, em se­tem­bro de 2016, no for­ma­to de me­di­da pro­vi­só­ria, o que ge­rou crí­ti­ca en­tre es­pe­ci­a­lis­tas, que ale­ga­ram tem­po cur­to pa­ra dis­cu­tir as mu­dan­ças. O pro­cu­ra­dor-ge­ral da Re­pú­bli­ca, Ro­dri­go Ja­not, che­gou a di­zer que a MP era in­cons­ti­tu­ci­o­nal e que ha­via com­ple­ta “fal­ta de ur­gên­cia” da pro­pos­ta.

O Mi­nis­té­rio da Edu­ca­ção (MEC), po­rém, tem de­fen­di­do que a al­ta eva­são nes­sa eta­pa de en­si­no e bai­xos ín­di­ces de de­sem­pe­nho dos es­tu­dan­tes nas ava­li­a­ções do Ideb (ín­di­ce de de­sen­vol­vi­men­to de edu­ca­ção bá­si­ca) mos­tram a ur­gên­cia das mu­dan­ças. “Não po­día­mos de for­ma al­gu­ma es­ten­der e pos­ter­gar por mais um, três ou cin­co anos al­go que já é pra­ti­ca­men­te con­sen­su­al no meio edu­ca­ci­o­nal bra­si­lei­ro, a ne­ces­si­da­de de mu­dan­ças”, afir­mou o mi­nis­tro da Edu­ca­ção, Men­don­ça Fi­lho.

Ou­tra po­lê­mi­ca ocor­reu em re­la­ção à pos­si­bi­li­da­de de con­tra­ta­ção de pro­fis­si­o­nais sem for­ma­ção es­pe­cí­fi­ca, mas com “no­tó­rio sa­ber”, pa­ra dar au­las em cur­sos téc­ni­cos e pro­fis­si­o­na­li­zan­tes. Se­gun­do a se­cre­tá­ria-exe­cu­ti­va do MEC, Ma­ria He­le­na de Cas­tro, a pas­ta dis­cu­te co­mo dar mai­or apoio aos Es­ta­dos e mu­ni­cí­pi­os pa­ra que es­tes pos­sam au­xi­li­ar na for­ma­ção dos do­cen­tes.(N.C

G.U.) e

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.