Mor­tes no ES so­bem qua­se qua­tro ve­zes

Folha de Londrina - - Geral - Fo­lha­press

São Pau­lo - Du­ran­te o mo­tim dos po­li­ci­ais mi­li­ta­res do Espírito Santo, o nú­me­ro de mor­tos no Es­ta­do foi qua­se qua­tro ve­zes mai­or do re­gis­tra­do no mes­mo pe­río­do do ano pas­sa­do. De acor­do com da­dos da Se­cre­ta­ria da Se­gu­ran­ça Pú­bli­ca, en­tre os di­as 4 e 13 de fe­ve­rei­ro, 143 pes­so­as fo­ram as­sas­si­na­das. Em 2016, fo­ram 38. Os nú­me­ros do go­ver­no são qua­se iguais aos di­vul­ga­dos pe­lo Sin­di­ca­to dos Po­li­ci­ais Ci­vis (145), que vi­nha sen­do a úni­ca fon­te de informações.

Amo­ti­na­dos, os po­li­ci­ais não vi­nham fa­zen­do o pa­tru­lha­men­to das ru­as. Mu­lhe­res e pa­ren­tes dos agen­tes de se­gu­ran­ça se pos­ta­ram em fren­te aos ba­ta­lhões da cor­po­ra­ção blo­que­an­do a saí­da dos car­ros. Com is­so, o Es­ta­do vi­veu uma on­da de vi­o­lên­cia de­sen­fre­a­da.

O mo­vi­men­to, ini­ci­a­do no dia 4, per­deu for­ça ape­nas nes­ta se­ma­na, com a con­vo­ca­ção do Es­ta­do pa­ra que os PMs se apre­sen­tas­sem ao tra­ba­lho em lo­cais pú­bli­cos. Até he­li­cóp­te­ros fo­ram usa­dos pa­ra le­var e re­ti­rar os PMs pa­ra os ba­ta­lhões on­de fi­cam seus equi­pa­men­tos.

Se­gun­do a Se­cre­ta­ria de Se­gu­ran­ça Pú­bli­ca, cer­ca de 2,5 mil po­li­ci­ais aten­de­ram aos cha­ma­dos. A cor­po­ra­ção tem cer­ca de 10 mil ho­mens, dos quais 2 mil sa­em di­a­ri­a­men­te pa­ra as ru­as do Es­ta­do. A se­gu­ran­ça no ES tem si­do fei­ta tam­bém por cer­ca de 3 mil mi­li­ta­res e agen­tes da For­ça Na­ci­o­nal de Se­gu­ran­ça, que es­tão em ter­ri­tó­rio ca­pi­xa­ba des­de o iní­cio da se­ma­na pas­sa­da.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.