INFRAESTRUTURA

Em reu­nião com se­tor pro­du­ti­vo de Lon­dri­na e Cam­bé, Triun­fo pro­põe obra di­vi­di­da em três tre­chos em pis­ta du­pla

Folha de Londrina - - Primeira Página - Ali­ne Ma­cha­do Pa­ro­di Re­por­ta­gem Lo­cal

Con­ces­si­o­ná­ria apre­sen­ta pro­je­to do Con­tor­no Nor­te Lon­dri­na/ Cam­bé di­vi­di­do em três seg­men­tos com pis­ta du­pla

AT­riun­fo Eco­nor­te, con­ces­si­o­ná­ria res­pon­sá­vel pe­la BR-369, apre­sen­tou nes­ta quin­ta-fei­ra (14) o pro­je­to do Con­tor­no Nor­te Lon­dri­na/Cam­bé aos em­pre­sá­ri­os da Ae­pic (As­so­ci­a­ção das Em­pre­sas do Par­que In­dus­tri­al de Cam­bé). Ele foi di­vi­di­do em três seg­men­tos e está em fa­se de con­clu­são pa­ra en­ca­mi­nha­men­to ao DER/ PR (De­par­ta­men­to de Es­tra­das e Ro­da­gens do Pa­ra­ná).

O tre­cho en­tre a BR-369 km 167 até a di­vi­sa en­tre Cam­bé e Ro­lân­dia está com to­das as aná­li­ses de to­po­gra­fia, es­tu­dos de so­lo, pro­je­tos ge­o­mé­tri­cos e das obras de ar­tes es­pe­ci­ais con­cluí­dos. “Es­ta­mos fi­na­li­zan­do ape­nas os re­la­tó­ri­os com­ple­men­ta­res pa­ra pro­to­co­lar­mos no DER até o iní­cio do pró­xi­mo mês”, afir­mou Gui­lher­me Mam­prim, ge­ren­te de obras da Triun­fo Eco­nor­te.

O tra­ça­do do Con­tor­no Nor­te foi al­te­ra­do. Ini­ci­al­men­te, mar­ge­an­do Lon­dri­na abai­xo do Ri­bei­rão Ja­cu­tin­ga em pis­ta sim­ples. Pe­lo no­vo tra­ça­do, o ra­mal ro­do­viá­rio foi des­lo­ca­do aci­ma do Ri­bei­rão, com pis­ta du­pla. Com is­so, o Con­tor­no fi­cou com 32,9km. O pro­je­to ini­ci­al pre­via 29,6km.

O cro­no­gra­ma do an­da­men­to dos pro­je­tos dos lo­tes 1 e 2, en­tre Ibi­po­rã até a PR545 (pró­xi­mo ao Ae­ro­por­to 14 Bis) e PR-545 até a PR-445, res­pec­ti­va­men­te, se­rá apre­sen­ta­do no dia 29 de se­tem­bro, na Co­mis­são de Infraestrutura que reú­ne a Acil (As­so­ci­a­ção Co­mer­ci­al e In­dus­tri­al de Lon­dri­na), Sin­di­me­tal (Sin­di­ca­to das In­dús­tri­as Me­ta­lúr­gi­cas Me­câ­ni­cas e Ma­te­ri­ais Elé­tri­cos do Nor­te do Pa­ra­ná), Ce­al (Clu­be de En­ge­nha­ria e Ar­qui­te­tu­ra de Lon­dri­na), So­ci­e­da­de Ru­ral e Sin­dus­con Nor­te (Sin­di­ca­to das In­dús­tri­as da Cons­tru­ção Ci­vil do Nor­te do Pa­ra­ná).

De acor­do com o co­or­de­na­dor da co­mis­são, de­pu­ta­do Ti­a­go Ama­ral (PSB), pre­ten­de-se su­ge­rir ao go­ver­no do Estado por qual lo­te as obras de­vem ini­ci­ar, ba­se­a­do no po­ten­ci­al de de­sen­vol­vi­men­to, mo­bi­li­da­de e fa­ci­li­da­de de exe­cu­ção. “Va­mos nos ba­se­ar nes­te três pon­tos pa­ra de­fi­nir o tre­cho pri­o­ri­tá­rio. O nos­so fo­co é con­se­guir con­cluir pe­lo me­nos um dos tre­chos nos pró­xi­mos anos”, afir­mou o de­pu­ta­do.

PRA­ZOS PRE­O­CU­PAM

A pre­si­den­te da Ae­pic, Ro­sin­da Strem­low, con­si­de­rou po­si­ti­va a reu­nião, mas ex­pres­sou pre­o­cu­pa­ção com os pra­zos pa­ra li­ci­ta­ção das obras. “O Con­tor­no ain­da não está as­se­gu­ra­do. Se não for viá­vel fa­zer a li­ci­ta­ção nes­te go­ver­no, va­mos fi­car na de­pen­dên­cia do pró­xi­mo. Exis­te uma pro­mes­sa, mas von­ta­de não é re­a­li­da­de”, dis­se a em­pre­sá­ria.

O de­pu­ta­do Ter­cí­lio Tu­ri­ni(PPS) afir­mou que é pre­ci­so pres­si­o­nar o go­ver­no pa­ra fa­zer a li­ci­ta­ção de um dos tre­chos es­te ano e ga­ran­tir que o Con­tor­no se­ja in­cluí­do no or­ça­men­to de 2018 a fim de as­se­gu­rar re­cur­sos pa­ra a li­ci­ta­ção de um se­gun­do tre­cho.

Se­gun­do a pre­si­den­te da Ae­pic, a Re­gião Me­tro­po­li­ta­na de Lon­dri­na está vul­ne­rá­vel em ter­mos de trans­por­te, lo­gís­ti­ca e se­gu­ran­ça. “A BR369 pas­sa pe­la avenida Bra­sí­lia. É um vo­lu­me in­ten­so de car­ga pe­sa­da. Qual em­pre­sa que vai se in­te­res­sar em se ins­ta­lar em uma re­gião sem es­co­a­men­to da pro­du­ção? Trans­por­te e lo­gís­ti­ca são fun­da­men­tais”, ques­ti­o­nou.

Ela lem­brou que no fim de se­tem­bro com­ple­tam seis me­ses des­de que o go­ver­no anun­ci­ou que as­su­mi­ria a res­pon­sa­bi­li­da­de pe­la cons­tru­ção do Con­tor­no Nor­te. “Es­ta­mos con­fi­an­tes, em­bo­ra o pra­zo ini­ci­al pa­ra con­clu­são dos pro­je­tos fos­se de até qua­tro me­ses. Que­re­mos acom­pa­nhar to­das as eta­pas, pa­ra apre­sen­tar as ex­pec­ta­ti­vas da Ae­pic e con­tri­buir com idei­as”, afir­mou Strem­low. O va­lor da obra ain­da não foi de­fi­ni­do, mas a es­ti­ma­ti­va é que ca­da tre­cho cus­te em tor­no de R$ 200 mi­lhões.

Gus­ta­vo Car­nei­ro

A pre­si­den­te da as­so­ci­a­ção que reú­ne as in­dús­tri­as de Cam­bé, Ro­sin­da Strem­low: en­ti­da­des te­mem que Con­tor­no Nor­te não se­ja li­ci­ta­do até o ano que vem

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.