Ven­das do va­re­jo caem 0,5%

Na com­pa­ra­ção com o mes­mo mês do ano pas­sa­do, se­gun­do o IBGE, há um cres­ci­men­to de 3,6%

Folha de Londrina - - Primeira Página - Fo­lha­press

O vo­lu­me de ven­das do va­re­jo bra­si­lei­ro caiu 0,5% em agosto an­te ju­lho, após qua­tro me­ses se­gui­dos de cres­ci­men­to, in­for­mou nes­ta quar­ta-fei­ra (11) o IBGE (Ins­ti­tu­to Bra­si­lei­ro de Ge­o­gra­fia e Es­ta­tís­ti­ca). A re­cei­ta no­mi­nal re­cu­ou 0,1%. Em re­la­ção a agosto de 2016, o vo­lu­me de ven­das avan­çou 3,6%, na quin­ta va­ri­a­ção po­si­ti­va con­se­cu­ti­va pa­ra es­sa com­pa­ra­ção. De ja­nei­ro a agosto, o co­mér­cio so­ma al­ta de 0,7%, mas no acu­mu­la­do em 12 me­ses per­ma­ne­ce ne­ga­ti­vo (-1,6%).

Se­te das oi­to ati­vi­da­des pes­qui­sa­das pelo IBGE apre­sen­ta­ram queda em agosto, na com­pa­ra­ção com ju­lho. O im­pac­to mai­or foi so­bre equi­pa­men­tos e ma­te­ri­al pa­ra es- cri­tó­rio, in­for­má­ti­ca e co­mu­ni­ca­ção, ca­te­go­ria que re­cu­ou 6,7% na com­pa­ra­ção men­sal. O se­tor de mó­veis e ele­tro­do­més­ti­cos foi o úni­co que cres­ceu no pe­río­do, com avan­ço de 1,7%, man­ten­do rit­mo de al­ta pelo quarto mês se­gui­do. Na com­pa­ra­ção com agosto de 2016, o seg­men­to tam­bém apre­sen­ta a mai­or ele­va­ção, de 16,5%.

“O com­por­ta­men­to po­si­ti­vo do se­tor vem sen­do in­flu­en­ci­a­do pe­la re­du­ção da taxa média de juros no cré­di­to às pes­so­as fí­si­cas e pe­la ma­nu­ten­ção da mas­sa de ren­di­men­to real cir­cu­lan­te na eco­no­mia”, afir­mou o IBGE em seu co­mu­ni­ca­do. As ven­das de su­per­mer­ca­dos e pro­du­tos ali­men­tí­ci­os caí­ram 0,3% em agosto an­te ju­lho. Os in­di­ca­do­res acu­mu­la­dos de ja­nei­ro a agosto de 2017 e em 12 me­ses tam­bém re­gis­tram va­ri­a­ção ne­ga­ti­va, de -0,2% e -1,3%, res­pec­ti­va­men­te.

O va­re­jo am­pli­a­do, que in­clui a ven­da de veí­cu­los e ma­te­ri­ais de construção, fi­cou pra­ti­ca­men­te es­tá­vel em ter­mos de vo­lu­me (0,1%) fren­te a ju­lho, en­quan­to a re­cei­ta no­mi­nal te­ve va­ri­a­ção de 0,4%. Em re­la­ção a agosto de 2016, cres­ceu 7,6% no vo­lu­me de ven­das e 5,1% em re­cei­ta no­mi­nal. Os acu­mu­la­dos do vo­lu­me de ven­das foram de 1,9% no ano, mas de -1,6% nos úl­ti­mos 12 me­ses, en­quan­to a re­cei­ta no­mi­nal re­gis­trou taxas de 2,3% e 1,2%, res­pec­ti­va­men­te.

São Paulo - ESTADOS

No co­mér­cio va­re­jis­ta, 17 das 27 uni­da­des da fe­de­ra­ção apre­sen­ta­ram va­ri­a­ções negativas no vo­lu­me de ven­das, em re­la­ção ao mês ime­di­a­ta­men­te anterior. As mai­o­res que­das foram no Ama­zo­nas (-3,2%) e em São Paulo (-1,7%). Por ou­tro la­do, To­can­tins (5,5%); Rondô­nia (3,9%) e Ro­rai­ma (2,6%) mos­tra­ram avan­ço nas ven­das em agosto an­te ju­lho.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.