Incêndios au­men­tam na Califórnia

Folha de Londrina - - Geral - Fo­lha­press

- O cli­ma se­co e os ven­tos de até 80 km/h le­va­ram a um au­men­to do nú­me­ro de incêndios que atin­gem a re­gião do va­le de Na­pa, no nor­te da Califórnia, que já dei­xa­ram 21 mor­tos. O go­ver­no es­ta­du­al dis­se nes­ta quar­ta-fei­ra (11) que os bom­bei­ros com­ba­tem no mo­men­to 22 fo­cos de in­cên­dio, con­tra 17 no dia anterior. Ao to­do, o fo­go já atin­giu 525 km², uma área mai­or do que a ci­da­de de Cu­ri­ti­ba. O nú­me­ro de de­sa­pa­re­ci­dos sal­tou de 200 pa­ra 600 nes­ta quar­ta, dis­se Ro­ber­to Gi­or­da­no, xe­ri­fe do con­da­do de So­no­ma, um dos mais atin­gi­dos.

Ele afir­mou que a mai­or par­te dos de­sa­pa­re­ci­dos deve es­tar com vida e que o au­men­to no nú­me­ro está li­ga­do a di­fi­cul­da­de que os mo­ra­do­res estão ten­do pa­ra se co­mu­ni­car com os fa­mi­li­a­res após dei­xa­rem suas ca­sas às pres­sas pa­ra es­ca­par do fo­go. Mes­mo as­sim, Gi­or­da­no dis­se es­pe­rar que o nú­me­ro de mor­tos su­ba nos pró­xi­mos di­as. “A de­vas­ta­ção é enor­me. Nós [os bom­bei­ros] ain­da não con­se­gui­mos che­gar na mai­o­ria das áre­as”, dis­se. A quan­ti­da­de de ca­sas

São Paulo destruídas pelo in­cên­dio tam­bém cres­ceu, che­gan­do a 3.500 cons­tru­ções na ter­ça, eram 2.000. Pelo menos 20.000 pes­so­as estão de­sa­lo­ja­das e mi­lha­res estão sem ener­gia.

VI­NHO

Além da ma­ta e das cons­tru­ções, tam­bém estão ame­a­ça­das as vi­ní­co­las des­ta re­gião, uma das principais pro­du­to­ras de vi­nho dos EUA. São oi­to os con­da­dos mais afe­ta­dos, in­cluin­do Na­pa, So­no­ma, Yu­ba e Men­do­ci­no. Se­gun­do o Na­pa Val­ley Vint­ners, uma or­ga­ni­za­ção co­mer­ci­al lo­cal, ain­da é ce­do pa­ra cal­cu­lar o pre­juí­zo cau­sa­do pelo fo­go. O jornal “The New York Ti­mes” dis­se que as principais se­gu­ra­do­ras ame­ri­ca­nas estão en­vi­an­do equi­pes pa­ra a re­gião pa­ra aju­dar no pro­ces­so de re­cu­pe­ra­ção. Os mo­ra­do­res, po­rém, po­dem en­con­trar di­fi­cul­da­des pa­ra con­se­guir aces­so ao dinheiro do se­gu­ro. De acor­do com a re­por­ta­gem, a mai­or par­te das ca­sas tem um se­gu­ro com de­fa­sa­gem média de 20%. Is­so sig­ni­fi­ca que uma casa ava­li­a­da em R$ 200 mil, o do­no re­ce­be­rá ape­nas R$ 160 mil, o que po­de di­fi­cul­tar ain­da mais a re­cons­tru­ção da re­gião.

Nú­me­ro de de­sa­pa­re­ci­dos sal­tou de 200 pa­ra 600

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.