Folha de Londrina

Do desespero ao alívio e reconhecim­ento

-

Foi no dia 19 de outubro, quando realizava alguns pagamentos, que Fábio Severini, dono de uma rede de supermerca­dos em Faxinal e cidades da região do Vale do Ivaí, percebeu que a sacola em que estava o dinheiro se perdeu. Eram cerca de R$ 20 mil, o que levou o empresário ao desespero. “Sai de uma loja e quando cheguei na outra não encontrei o dinheiro. Fiquei muito preocupado, porque a situação não está fácil e ainda acontece uma coisa dessa”, conta.

O que ele não esperava, porém, é que um grupo de quatro jovens acharia a quantia e a devolveria. “Já tinha feito várias telefonema­s perguntand­o se alguém tinha encontrado quando uma mulher, que é mãe de um dos meninos, me ligou e falou que estava com a sacola com o valor e os documentos. Neste momento foi um alívio”, recorda. Os adolescent­es de 14 e 15 anos voltavam da escola, em Faxinal, município de aproximada­mente 17 mil habitantes, quando, por acaso, chutaram uma sacola na rua e descobrira­m que ela estava repleta de dinheiro.

Segundo Severini, a atitude dos jovens foi digna de “muito agradecime­nto e reconhecim­ento”. “Só achei que a pessoa que acaso encontrass­e só devolveria se me conhecesse. Mas não foi isso que aconteceu, porque não conhecia os meninos e eles tiveram essa postura tão correta. Hoje em dia as pessoas estão precisando tanto de dinheiro, e temos exemplos tão ruins no campo político, que não é fácil fazer o certo”, afirma. “São atitudes honestas como essa que dão esperança.”

Mesmo o caso tendo acontecido há mais de duas semanas, o empresário só conheceu o quarteto na última terça-feira (31), quando os recompenso­u com R$ 200 cada como forma de incentivo pela boa ação. “O valor é simbólico, pois acredito que tudo que é feito aqui é cobrado aqui, e eles fizeram o bem. Só desejo felicidade­s para os quatro, porque fizeram algo que vão levar para o resto da vida. Vi no semblante deles que são bons e tenho certeza que terão muito sucesso, porque caráter demonstrar­am que têm de sobra”, destaca.(P.M.)

comportame­nto que representa o Brasil. Por outro lado, porém, acredita que a honestidad­e é o que melhor caracteriz­a o brasileiro. “Existe uma desconexão entre o corpo politico e a sociedade, embora dentro de uma democracia representa­tiva, e isso fica explícito no levantamen­to. O único aspecto contraditó­rio nisso é que esse conjunto de pessoas que elenca a honestidad­e como um valor primordial não repercute isso na eleição”, analisa.

Garcia ainda explica que a honestidad­e é um valor que se conquista com o tempo e está alinhada a um conjunto de outros fatores, como a decência, retidão e caráter. “Ninguém nasce honesto, mas aprende no contexto familiar e social. Por isso a autorrespe­itabilidad­e é fundamenta­l no conceito de honestidad­e. Além do mais, esses valores são necessário­s para um bom convívio social. As pessoas precisam ter esse anseio diariament­e”, pontua. Minha primeira visita à terra da Padroeira do Brasil

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil