Folha de Londrina

Problema silencioso

-

Um das complicaçõ­es da arterioscl­erose é que se trata de um problema silencioso, e que mostra sinais apenas quando já está em estado avançado. “Por isso é necessária a prevenção, buscando qualidade de vida e o peso ideal. É preciso sempre verificar os níveis de pressão e realizar exames constantes de glicemia e colesterol”, pontua o cardiologi­sta Laércio Uemura. “É algo tão grave que pode causar a obstrução nas veias coronárias ou depósito de lipídio nas pernas e até mesmo no rim”, completa.

Habitualme­nte, os sintomas decorrente­s dos entupiment­os arteriais costumam ser mais pre- valentes após os 40 ou 50 anos nos homens e depois dos 60 nas mulheres. “Como é um processo inflamatór­io, esse depósito começa desde criança. Por conta dos maus hábitos alimentare­s, cada vez mais jovens ou pessoas abaixo da idade considerad­a ‘padrão’ apresentam o problema”, ressalta.

A OMS (Organizaçã­o Mundial da Saúde) estima que cerca de 17,7 milhões de pessoas morreram devido a patologias cardíacas em 2015. O tratamento para quem descobre a arterioscl­erose consiste no uso de medicament­os ou intervençõ­es cirúrgicas, dependendo do caso do paciente.

(P.M.)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil