Folha de Londrina

O solidário concerto das ‘Rosas’

Concerto beneficent­e reúne no palco do Teatro Ouro Verde orquestra curitibana formada apenas por mulheres

- Marcos Roman Reportagem Local

Uma orquestra formada apenas por mulheres instrument­istas paranaense­s, algumas com renome internacio­nal, que apresentam um espetáculo em que executam obras clássicas e populares e tem renda revertida para hospitais do estado que atendem vítimas de câncer de mama. Essas são algumas das peculiarid­ades do ‘Concerto das Rosas’, evento que o Grupo Orquestral Ladies Ensemble, de Curitiba, apresenta nesta terça-feira (7), às 20 horas, no Teatro Ouro Verde.

O “Concerto das Rosas” destaca a música clássica com repertório que inclui peças compostas Vivaldi e Piazzolla, além de obras de autores populares que são executadas por 20 musicistas das principais orquestras do Paraná, que tocam violino, viola, violoncelo, piano, contrabaix­o, acordeon e percussão. A regência é do maestro Alessandro Sangiorgi. “O Ladies Ensemble tem a proposta de tocar de Bach a Beatles e formar uma plateia ampla. Quando se fala em concerto, muitos já ficam com o pé atrás, mas mostramos um grande universo de canções, passeamos por todos os períodos da música”, salienta Fabiola Bach, diretora artística do grupo.

Produtor cultural e diretor da ONG Unicultura, organizado­ra do evento, Ricardo Trento salienta que o repertório do espetáculo foi escolhido com o objetivo de diminuir a distância entre o grande público e obras musicais que se tornaram verdadeiro­s patrimônio­s públicos da humanidade. “Na primeira parte do programa, o foco será a música clássica. Queremos mostrar para a plateia as diferenças e proximidad­es entre dois compositor­es de universos distintos. Seguindo esse conceito, apresentar­emos ‘As Quatro Estações’, de Vivaldi, e ‘As Quatro Estações Portenhas’, de Piazzola. Já na segunda parte do concerto teremos obras populares compostas por Tom Jobim, Villa-Lobos e Chiquinha Gonzaga e outros”, adianta.

Outro destaque da apresentaç­ão enfatizado por ele é a presença das solistas Maryanne Francescon e Moara Pessatti. “A Maryanne ficou em primeiro lugar em um concurso de acordeonis­tas realizado em Washington, em 2012. Ela executará a obra de Piazzola. Já a Moara é uma violista que durante 12 anos integrou a Orbém questra Sinfônica do Paraná e participa deste concerto como solista de As Quatro Estações de Vivaldi. Além de ótimas instrument­istas, todas as integrante­s do Grupo Orquestral Ladies Ensemble se apresentam o tempo todo em pé neste espetáculo. Optamos por essa movimentaç­ão em cena com cenário e iluminação especiais que ajudam a afastar a ideia que o público tem de que concerto é um evento marcado pela monotonia”, enfatiza Trento.

Projeto com caráter cultural e social, o ‘Concerto das Rosas’ conta com captação de recursos via Lei Rouanet. O projeto prevê que parte do que for arrecadado com as apresentaç­ões seja destinado aos Amigos do Hospital das Clínicas de Curitiba para ações de apoio às mulheres com câncer de mama atendidas na instituiçã­o mantida pela Universida­de Federal do Paraná. “Os recursos obtidos com a venda dos ingressos são investidos em campanhas para alertar sobre a importânci­a da prevenção e do diagnóstic­o precoce do câncer de mama e também na compra de próteses, perucas e outros materiais que contribuam no resgate da autoestima, da vontade de viver e vencer a doença”, afirma Trento. “Outra parte da bilheteria é destinada a instituiçõ­es locais que tam- prestam atendiment­os de oncologia. Em Londrina, parte da arrecadaçã­o será encaminha ao Hospital do Câncer de Londrina”, informa o produtor ao ressaltar que desde o início da turnê paranaense que passará por 10 cidades, o Concerto das Rosas já encaminhou R$ 23 mil ao HC da UFPR.

Já apresentad­o em Curitiba, Ponta Grossa, Medianeira e Cascavel, o espetáculo seguirá em turnê nas cidades de Toledo (dia 8 de novembro), Pato Branco (dia 10) e Francisco Beltrão (dia 11). O ‘Concerto das Rosas’ é realizado pela Trento Edições Culturais e viabilizad­o via Lei Rouanet de Incentivo à Cultura com patrocínio de Celepar, Compagás, Copel, Elejor, BRDE, Fertipar, Peróxidos, Unimed, Condor, Frimesa, Havan e Neovia, e com o apoio da Associação dos Amigos do HC, Cia da Roupa, Teatro Guaíra, Secretaria de Estado da Cultura do Paraná e da Casa da Cultura da Universida­de Estadual de Londrina.

 ??  ??
 ??  ??
 ?? Brunno Covello/ Divulgação ?? Ladies Ensemble em ‘Concerto das Rosas’: em turnê pelo Paraná, grupo musical reverte a renda das apresentaç­ões para campanhas de prevenção do câncer de mama
Brunno Covello/ Divulgação Ladies Ensemble em ‘Concerto das Rosas’: em turnê pelo Paraná, grupo musical reverte a renda das apresentaç­ões para campanhas de prevenção do câncer de mama

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil