Folha de Londrina

Teatro e oficina no MARL

- Danieli Souza Especial para Folha 2

O grupo teatral Esquadrão da Vida de BrasíliaDF, em parceria com o Movimento dos Artistas de Rua de Londrina (MARL), chega a Londrina para realizar um intercâmbi­o que inclui oficinas e apresentaç­ão do espetáculo ‘Quando o Coração Transborda’, aberta ao público.

O espetáculo foi criado a partir de textos, músicas, cartas e lembranças. Nele, a atriz Maíra Oliveira reflete sobre o ofício do ator, além de abordar temas intimament­e ligados à sociedade brasileira contemporâ­nea, relembrand­o um pouco da história do grupo Esquadrão da Vida e da relação com seu pai, o grande criador Ary Pára-Raios. A atriz percebeu como sua relação com seu pai e mestre influencia­va seu fazer artístico e o trabalho da trupe, e decidiu que era preciso lançar um novo olhar para o futuro, sem perder os aprendizad­os do passado. Foi então que nasceu o roteiro de ‘Quando o Coração Transborda’. O trabalho partiu da investigaç­ão de textos, memórias, cartas, músicas, poemas e imagens que fazem parte da trajetória do Esquadrão da Vida, da atriz e de seu pai. Em cena, um emaranhado de histórias e depoimento­s que, juntos, compõem uma análise poética sobre a escolha profission­al de artista. Trata-se de um espetáculo intimista, criada para ser representa­da em pequenos teatros, com músicas executadas pela própria atriz, que toca viola caipira e violão e canta em cena, num grande encontro informal com a plateia.

Maíra Oliveira também realiza oficina de três dias compartilh­ando um pouco da pesquisa do grupo. O grupo fundado em 1978 foi pioneiro na abordagem de temas como o resgate e a valorizaçã­o da cultura popular, a denún- cia de exclusão de uma parte importante da sociedade dos espaços culturais tradiciona­is, a conscienti­zação ecológica, dentre vários outros temas que ainda hoje ocupam os debates no mundo.

A estreia aconteceu nesta segunda (6) e terá mais uma sessão nesta terça-feira (7), às 20h, no Canto do Marl. Já a oficina ‘Para Aprender a Voar’, está agendada para quarta (8), quinta (9) e sextafeira (10), das 14h às 18h, no mesmo local. Ambas as atividades são gratuitas. Para o espetáculo, o ingresso deve ser retirado com 1h de antecedênc­ia. Já para a oficina, é necessária a inscrição, realizada através do artistasde­ruadelondr­ina@ gmail.com. (Canto do MARL - Avenida Duque De Caxias, 3241).

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil