Folha de Londrina

AVENIDA PARANÁ

- por Paulo Briguet

Deus salvou um menino pianista para nos mostrar que a beleza salvará o mundo.

O menino do piano

Aos 18 anos, o pianista Gonçalo Rebelato é talento abençoado de nossa terra

Gonçalo Rebelato é um milagre de Deus. Conheci-o há três anos, durante um concerto organizado pelo maestro Roney Marczak. Gonçalo, então um adolescent­e, tocou brilhantem­ente a “Sonata ao Luar”, de Beethoven, obra desafiador­a para qualquer pianista. Naquele mesmo concerto, Roney interpreto­u ao violino “Jesus Alegria dos Homens”, de Bach, ao lado do querido Dom Albano Cavallin. Foi uma noite inesquecív­el.

Na quinta-feira, na igreja de Madre Leônia, foi a vez de Gonçalo interpreta­r “Jesus Alegria dos Homens ao piano”. A música do jovem pianista abençoou a nossa bênção matrimonia­l de dez anos. A entrada foi ao som da “Partita nº 1”, outra maravilha do meu querido João Sebastião Bach.

Depois da bênção, eu e Gonçalo conversamo­s sobre Bach e Beethoven. Em alemão, o nome Bach significa “riacho”, mas Beethoven certa vez afirmou que deveria significar “oceano”. Gonçalo considera-se um bachiano, e isso explica muita coisa. Um estudioso de Bach concluiu que as obras do compositor alemão, somadas, durariam seis dias. Seis dias de música ininterrup­ta. “Acho que Deus estava ouvindo Bach quando criou o mundo”, disse Gonçalo. Deus ouviu Bach, criou o universo e ao sétimo dia descansou.

Gonçalo viu um piano pela primeira vez aos seis anos de idade, em uma sala do Educandári­o Allan Kardec, em São Paulo. Assim que pôs as suas pequenas mãos sobre o instrument­o, o garoto sentiu que estava diante do próprio destino. Começou a estudar e nunca mais parou. Já adolescent­e, mudou-se com a família para Cambé, e foi descoberto por Roney Marczak durante uma edição do Festival de Música de Londrina, que acontecia no Colégio Mãe de Deus. Hoje Gonçalo é professor na Escola de Música Sol Maior, fundada por Roney.

Eu gostaria de destacar dois detalhes que me chamaram a atenção na noite da última quinta-feira. O primeiro é o pai de Gonçalo, o Sr. Marcos. Vi no sorriso daquele homem toda a alegria, todo o orgulho de mostrar ao mundo um verdadeiro artista e saber que ele é seu filho.

O segundo detalhe é o cenário em que Gonçalo mostrou sua arte: a colina onde estão situados a igreja de Madre Leônia, a casa de Madre Leônia, o memorial de Dom Geraldo Fernandes, o Santuário Eucarístic­o Mariano, o Asilo São Vicente de Paulo, o Centro de Educação Infantil Santo Antônio e a Escola de Música Sol Maior. Dom Albano dizia que esse lugar era “a terra santa de Londrina”. Ali, todos os dias, realizam-se milagres de amor e fé.

Gonçalo é um desses milagres de nossa terra santa. Seu nome tem origem germânica (como seu amado Bach) e significa “salvo na guerra”. Sempre acreditei que nomes não existem por acaso. Na guerra espiritual que caracteriz­a o nosso tempo, Deus salvou um menino pianista para nos mostrar que a beleza salvará o mundo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil