Folha de Londrina

Pondo sons para circular

Shows de Lívia Nestrovski e Fred Ferreira e, na sequência, da cantora Ná Ozzetti e Zé Miguel Wisnik, abrem a primeira edição do Projeto Circulason­s em Londrina

- Marian Trigueiros Reportagem Local

Oprojeto Circulason­s 2018 estreia sua primeira edição com atração em dose dupla, ou melhor, quádrupla. evento de abertura terá dois shows nunca única noite, que acontece nesta quintafeir­a (20), às 20h, no Teatro Ouro Verde. Sobem ao palco a cantora Lívia Nestrovski e o guitarrist­a Fred Ferreira e, na sequência, a cantora Ná Ozzetti e o pianista Zé Miguel Wisnik. Apesar de terem carreiras paralelas que se cruzam, os quatro artistas dividem o palco pela primeira vez. Os ingressos para a noite de apresentaç­ões continuam à venda na internet pela plataforma Sympla (www.sympla.com.br) e outros estabeleci­mentos. O projeto ainda inclui uma série de atividades, oficinas e workshops. A programaçã­o completa está disponível na página oficial do Facebook. A idealizaçã­o, curadoria e produção é de Janete El Haouli frente à TOCA: arte ação criação. Até o final do ano haverá outros três shows de músicos brasileiro­s fora do circuito comercial.

Nomes já consagrado­s da música brasileira, Ná Ozetti e Zé Miguel Wisnik se reúnem em voz e piano para celebrar três décadas de parceria. Neste espetáculo, irão mostrar - com viés mais intimista - canções que estão no disco que gravaram juntos, “Ná e Zé” (2015), considerad­o uma das obras mais impactante­s da música atual. “Recentemen­te nos encontramo­s e tivemos vontade de criar um novo show. O músico da banda, mais especifica­mente Márcio Arantes, foi quem teve a iniciativa de produzir um disco e nos convenceu. Foi um trabalho incrível em trio (Zé Miguel, Márcio Arantes e eu), com muita interação dos músicos da banda”, conta Ozetti, que iniciou a carreira musical em 1976, com o grupo Rumo, uma experiênci­a que rendeu muitos shows e 6 LP’s e trabalhos em andamento. Em 1999, lançou o aclamado CD “Estopim”, com canções inéditas e parcerias com Luiz Tatit, Dante Ozzetti, Itamar Assumpção e Zé Miguel Wisnik.

Conhecida por desenvolve­r trabalhos diversos diferentes parcerias, sempre com sua marcom ca de interpreta­ção personaliz­ada, a cantora considera “a técnica fundamenta­l para termos em mãos as ferramenta­s que nos possibilit­em ‘voar’”. “Quanto maior o domínio, maior a liberdade para se expressar, seguir a intuição, desde que você não fique apenas condiciona­do a ela, obviamente.” Para ela, que já esteve em Londrina em outras ocasiões (sempre com teatro lotado), projetos como Circulason­s são da maior importânci­a, consideran­do que há uma produção musical muito rica no país. “E isso engloba diferentes gerações, que pouca gente conhece, infelizmen­te. Todos ganham com iniciativa­s como estas, a cidade, as pessoas, os artistas, o país.”

ENTRONCAME­NTOS

Além da relação entre Ná e Zé, essa história possui outros entrocamen­tos. Zé Miguel Wisnik é amigo de Arthur Nestrovski, com quem já fez várias apresentaç­ões. A partir de 2014, a parceria ganhou com a voz de Lívia Nestrovski, filha de Arthur. O trio se apresentou em vários lugares, incluindo a Fundação Gulbenkian, em Lisboa. Em 2016, Lívia e Arthur lançaram o disco “Pós Você e Eu”. Considerad­a, então, uma das novas vozes da música nacional, Lívia Nestrovski, agora com o guitarrist­a Fred Ferreira, vai apresentar, em Londrina, um show inédito baseado na canção brasileira e sons que os dois vêm experiment­ando nos últimos tempos. “Testamos muitas canções, de muitas formas, até chegar num resultado que seja interessan­te esteticame­nte e que seja coerente com o conjunto de canções que vão se formando”, conta a cantora, sobre o processo de criação do duo e que poderá ser conferido na noite de estreia do projeto.

Solista do compositor Arrigo Barnabé, a cantora lançou, ainda, ao lado dele e de Luiz Tatit o disco “De Nada Mais a Algo Além” (2014). “Para que eu grave uma canção, ela precisa me provocar de alguma maneira: pela beleza, pela estranheza, pela história que conta, pela sonoridade. É interessan­te, porque essa escolha passa mais pelo âmbito da “magia” do que da racionalid­ade. Acredito que um canto criativo parta de um olhar criativo para o mundo e para si. Tem a ver com liberdade para se experiment­ar e com a construção de uma estética pessoal, que está ligada à maneira como uma pessoa se coloca no mundo e no afrontamen­to com as coisas e as pessoas”, detalha.

Já Fred Ferreira atua como arranjador, diretor musical, trilhista e instrument­ista em diversos projetos, tanto no meio erudito quanto popular. Em sua carreira acompanhou diversos nomes de peso da música brasileira e, neste espetáculo, escreveu especifica­mente para a voz de Nestrovski. “Convivemos há muito tempo e tenho o privilégio de conhecer bastante a voz dela, que facilita meu processo. Outra vantagem é que Lívia é uma cantora com muita qualidade técnica, além de ser muito organizada com o estudo. Sobre a recriação, tento sempre tratar de tudo com o cuidado devido ao texto”, comenta o guitarrist­a. Para isso, busca equilíbrio entre alguns pilares, dentre os quais cita: “Entender e desenvolve­r a canção dentro da sequência do concerto, dentro de uma ideia central de repertório; e experiment­ar versões diferentes da mesma canção, abrindo tempo para explorar os timbres e possibilid­ades da guitarra, da voz e do que mais for”.

SELO

Projeto Circulason­s 2018 prevê ainda a parO ceria com a Circus Produções, que além de produzir shows de vários artistas, desde 2009 tem um trabalho voltado para a distribuiç­ão de discos, o selo Circus, tornando-se o braço fonográfic­o da produtora, que estará em vários espaços culturais da cidade para oferecer ao público londrinens­e uma gama variada de CDs, LP’s e livros. Na quarta-feira (19), a Circus monta uma lojinha no hall do Sesi/AML a partir das 16h. Na quinta-feira (20), a lojinha será instalada no Teatro Ouro Verde, a partir das 19h.

 ??  ?? Ná Ozetti e Zé Miguel Wisnik se reúnem, em voz e piano, para celebrar três décadas de parceria num show com viés intimista
Ná Ozetti e Zé Miguel Wisnik se reúnem, em voz e piano, para celebrar três décadas de parceria num show com viés intimista
 ??  ?? Lívia Nestrovski, com o guitarrist­a Fred Ferreira, vai apresentar um show inédito baseado na canção brasileira
Lívia Nestrovski, com o guitarrist­a Fred Ferreira, vai apresentar um show inédito baseado na canção brasileira

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil