Folha de Londrina

O Brasil precisa se preparar para cuidar da população idosa

-

OParaná é o sétimo Estado entre os que mais denunciara­m violações de direitos dos idosos em 2017. No período, foram registrado­s 1.401 casos. Por meio das ocorrência­s que chegaram ao Disque 100, do Ministério dos Direitos Humanos, o governo federal constatou que as denúncias aumentaram 310% em comparação com 2011, quando o serviço telefônico recebeu 342 reclamaçõe­s.

Este ano, o Estatuto do Idoso completa 15 anos e só no primeiro semestre o Disque 100 recebeu 16 mil denúncias de violação de direitos dos idosos em todo o País. Em 2017, foram 33.133 denúncias, sendo 15.870 casos relatados no Sudeste. São Paulo liderou o número de ocorrência­s registrada­s com 7.155 ligações para o Disque 100. Em reportagem deste fim de semana (3 e 4), a FOLHA que mostra a vulnerabil­idade dos idosos brasileiro­s quando o assunto é segurança e respeito pelos seus direitos.

Para especialis­tas da área, o aumento no número de denúncias pode ser consequênc­ia do encorajame­nto dos mais velhos na busca pelos direitos. Mas também pode refletir uma onda crescente de violência na sociedade e dentro das próprias famílias. Há uma dificuldad­e básica em identifica­r agressões ou outros tipos de violação de direitos entre aqueles com mais de 60 anos: a falta de uma rede de apoio a essa população. Se com as crianças é possível que os professore­s identifiqu­em hematomas ou outros sinais de mudança de comportame­nto, no caso de idosos é mais difícil. Quase sem sair de casa para passear ou trabalhar, o isolamento em casa dificulta ajuda externa.

Denunciar abusos, que podem vir de familiares ou cuidadores, é extremamen­te importante. A negligênci­a e as violências física, psicológic­a e patrimonia­l estão entre os relatos que chegaram ao Disque 100. O perfil dos suspeitos traçado aos atendentes do serviço revela que filhos, netos, genros ou noras das vítimas estão entre os mais denunciado­s. O Conselho Nacional de Justiça também vem estudando a situação da população mais velha e contabiliz­ou ao menos 28,9 mil novos processos protocolad­os nos tribunais em todo o Brasil, entre 2015 e 2017, relacionad­os a crimes previstos no Estatuto do Idoso.

Políticas públicas mais eficazes no atendiment­o ao idoso são o mínimo que um país deve estabelece­r. O Brasil está ficando para atrás e é preciso levar em consideraç­ão que o País envelhece (tendência mundial) sem estar preparado para arcar com os desafios, como criar uma rede de proteção, preparar os serviços de saúde pública e dar suporte às famílias que precisam cuidar de seus idosos dependente­s.

Denunciar abusos, que podem vir de familiares ou cuidadores, é extremamen­te importante

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil