Folha de Londrina

Cemitérios recebem 120 mil visitantes no Finados

Necrópoles de Londrina ficaram movimentad­as durante toda a sexta-feira (2)

- Marcos Roman Reportagem Local

Desde que o filho caçula morreu vítima de acidente de trânsito, há 41 anos, Olga Siqueira, 89, reserva o Dia de Finados para levar flores e velas ao túmulo do jovem sepultado no Cemitério São Pedro, localizado na região central de Londrina. O exemplo da costureira aposentada é seguido por cerca de 120 mil pessoas que todos os anos visitam os 13 cemitérios municipais da cidade.

“A movimentaç­ão sempre é grande nesta data. Mas apesar do grande fluxo de pessoas a rotina nos cemitérios pode ser considerad­a até tranquila. Isso porque a maioria dos visitantes costuma ser bastante respeitosa”, afirmou Leonilso Jaqueta, superinten­dente da Acesf (Administra­ção dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina).

Jaqueta ressalta que alguns túmulos costumam atrair um número maior de visitantes. “É o caso de um túmulo do Cemitério São Pedro onde foi sepultado um adolescent­e que morreu em um acidente logo após fazer primeira comunhão. Durante alguns anos minava água na sepultura e algumas pessoas relataram ter recebido graças após fazer alguns pedidos a ele. A morte aconteceu cerca de 25 anos atrás, mas há cerca de 10, logo depois que o cemitério passou por um processo de impermeabi­lização, a água do túmulo parou de vazar. Mesmo assim, muitas pessoas acendem velas e levam flores à sepultura dele”, relatou.

Segundo Jaqueta, a cidade possui aproximada­mente 31 mil jazigos, a maior parte deles localizada no Cemitério Jardim da Saudade (zona norte). “É o maior cemitério da cidade, com aproximada­mente 15 mil jazigos, que devem ser visitados por cerca de 40 mil pessoas”, salientou. “O movimento aqui está grande e dentro do esperado”, enfatizou Talita de Souza, que trabalha como auxiliar administra­tivo, e estava vendendo flores em frente ao cemitério para ajudar a mãe e o padrasto que estão desemprega­dos. “Nossa expectativ­a é vender 150 vasos e usar esse dinheiro nas despesas de casa”, ressaltou.

Tradiciona­lmente, o período da manhã concentra o maior número de visitas aos cemitérios da cidade. “Um dos motivos são as missas realizadas às 9h em todos os cemitérios de Londrina. Muita gente também prefere sair de casa cedo porque quase todos os anos chove à tarde neste dia”, argumentou o superinten­dente.

Celebrada pelo arcebispo d. Geremias Steinmetz, a missa no São Pedro foi acompanhad­a por dezenas de pessoas. “No Dia de Finados renovamos mais uma vez a nossa fé através do mistério da morte, uma herança que atinge a todos, ricos e pobres. É um momento de prestar nossas homenagens àqueles que já se foram e também de pedir perdão por todas as vezes que não valorizamo­s a vida e a nossa família”, destacou o religioso.

 ?? Fotos: Roberto Custódio ?? Londrina possui aproximada­mente 31 mil jazigos, a maior parte deles localizada no Cemitério Jardim da Saudade
Fotos: Roberto Custódio Londrina possui aproximada­mente 31 mil jazigos, a maior parte deles localizada no Cemitério Jardim da Saudade
 ??  ?? Cemitério São Pedro, no centro, registrou grande movimento durante todo o dia
Cemitério São Pedro, no centro, registrou grande movimento durante todo o dia
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil