Folha de Londrina

AOS DOMINGOS PELLEGRINI

Com a exposição do Código de Leicester começa em Florença a comemoraçã­o pelos 500 anos da morte de um gênio da humanidade

- France Presse

Pela mata com o neto, vamos de bonés, mangas longas e botas contra cobras

Florença (Itália)

- Com a exposição de um dos mais famosos manuscrito­s de Leonardo Da Vinci, o Código de Leicester, a cidade italiana de Florença inaugurou esta semana as comemoraçõ­es pelos 500 anos da morte do gênio da Renascença.

Como uma homenagem a um dos artistas mais talentosos da História, do qual se pode admirar a capacidade de combinar arte com ciência, beleza com mecânica, natureza com proporções, a famosa Galeria dos Ofícios de Florença obteve por empréstimo o Código Leicester por parte do magnata americano Bill Gates, proprietár­io do manuscrito desde 1994. “Não podemos dizer se Bill Gates visitará a exposição”, reconheceu Eike Schimdt, diretor da Galeria dos Ofícios, após agradecer novamente o empréstimo do fundador da Microsoft.

Escrito ao contrário com a ajuda de um espelho, Da Vinci reúne boa parte dos seus conhecimen­tos científico­s no livro de 72 páginas e 360 ilustraçõe­s e desenhos.

Elaborado entre 1506 e 1508 em Florença e Milão, o manuscrito chegou na semana passada em uma embalagem especial dentro de uma caixa e escoltado dos Estados Unidos para a inauguraçã­o da exposição que tem como lema “O Código Leicester de Leonardo da Vinci: a água, microscópi­o da natureza”. Este documento é o único dos grandes códigos de Da Vinci que não é propriedad­e do Estado e foi adquirido em um leilão por Gates de seu dono anterior, Armand Hammer, por 30 milhões de dólares, convertend­o-se no livro ou documento mais caro do mundo.

A última vez que esse código de Leonardo Da Vinci foi exibido na Itália foi em Veneza, em 1995, durante a exposição dedicada ao mestre italiano.

INOVAÇÃO MULTIMÍDIA

Para entender o excepciona­l texto, foi instalado na nova Sa- la Magliabech­iana dos Ofícios um moderno de sistema multimídia através do qual pode-se consultar as 36 folhas, com a caracterís­tica escrita de espelho usada por Leonardo e conservada­s em vitrines com tecnologia que mantém constante a temperatur­a e umidade.

Graças ao inovador “Codescope”, um tipo de tela moderna, é possível “navegar” dentro do código e, sobretudo, pela sábia mente de Da Vinci.

“O Código Leicester representa todo o pensamento de Leonardo. Quando é pintor é cientista, e quando é cientista é pintor também. Não se trata de culturas diferentes. Trata-se de um modelo para os nossos dias em plena era digital”, reconhece Schmidt.

A sabedoria do grande mestre, que foi arquiteto, botânico, cientista, escritor, escultor, filósofo, engenheiro, inventor, músico, poeta e urbanista, está plasmada em suas ideias originais e em seus conselhos, escritos a mão pelo próprio Leonardo e em italiano, nos quais mistura observaçõe­s e teorias. Entre os muitos argumentos tratados, aborda o movimento da água, o fluxo dos rios, recomendaç­ões ao construir pontes para evitar a erosão, e explica a existência de fósseis marinhos nos cumes das montanhas.

Também traz desenhos de engenharia para mergulhado­res e submarinos, e explica a luminosida­de da lua e o motivo pelo qual o céu é azul. Revisa a teoria do dilúvio universal e faz um catálogo da variedade infinita de movimentos da água.

“Tem sido um verdadeiro desafio. Porque é um texto muito complexo para a sua divulgação (...) Teria que isolar os temas fundamenta­is: água terra e movimento, e depois, com a ajuda dos sistemas multimídia, a parte gráfica e os desenhos, para ser entendido pelo público que não é especializ­ado”, explicou Paolo Galluzzi, diretor do Museu Galileu de Florença e um dos maiores especialis­tas no “gênio dos gênios”.

 ?? Fotos: Tiziana Fabi/ AFP ?? Um visitante observa parte do Código de Leicester exposto em Florença: o manuscrito, elaborado entre 1506 e 1508, hoje pertence a Bill Gates que o adquiriu em 1994
Fotos: Tiziana Fabi/ AFP Um visitante observa parte do Código de Leicester exposto em Florença: o manuscrito, elaborado entre 1506 e 1508, hoje pertence a Bill Gates que o adquiriu em 1994
 ??  ?? Graças ao inovador ‘Codescope’, um tipo de tela moderna, é possível navegar dentro do Código de Leicester e, sobretudo, pela sábia mente de Da Vinci
Graças ao inovador ‘Codescope’, um tipo de tela moderna, é possível navegar dentro do Código de Leicester e, sobretudo, pela sábia mente de Da Vinci

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil