Folha de Londrina

‘Não foi fácil’, dizem candidatos em Londrina

- Micaela Orikasa

Em Londrina, o número de inscrições para realizar o Enem foi de 14.325, segundo o Inep. No IEEL (Instituto de Educação Estadual de Londrina), um dos maiores colégios da região central, alguns candidatos terminaram as provas no limite mínimo de duas horas. As provas foram aplicadas às 13h30 e terminaram às 19h. Perto das 16h, Gabriela Raphael, 19, deixou o local de prova confiante no desempenho. “As questões estavam em um nível médio de dificuldad­e, mas acho que fui assertiva”, diz a jovem que participou do Enem pela quarta vez.

Por duas vezes, ela foi treineira e afirma que a experiênci­a foi fundamenta­l para se adaptar ao modelo de prova. E uma das coisas que ela aprendeu com os anos anteriores foi “a começar pela redação. É uma forma de organizar melhor as minhas ideias até porque é no início da prova que estou bem ativa. Além disso, acredito que há um ganho de tempo”, comenta.

O tema da redação deste ano foi “Manipulaçã­o do comportame­nto do usuário pelo controle de dados na internet”, que para Valzerli Aparecida Cachatore Caciatori, 44, vai “enganar” muitos candidatos. “Não se trata de fake news e sim de base de dados. Estou muito curiosa sobre os comentário­s dos especialis­tas em relação ao tema deste ano. Para mim, não foi fácil não”, afirma. Ela é estudante de direito em uma instituiçã­o particular e participa do Enem pela primeira vez com a intenção de obter o Fies (Fundo de Financiame­nto Estudantil).

Neste primeiro dia de provas, os candidatos tiveram que resolver 90 questões de Linguagens (Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeir­a, Artes, Educação Física e Tecnologia­s da Informação e Comunicaçã­o) e de Ciências Humanas e suas Tecnologia­s (História, Geografia, Filosofia e Sociologia), além da Redação. Caciatori diz que se surpreende­u com o volume de questões relacionad­as à história, religião e convívio social. “Me preparei para conteúdos voltados mais à política”, diz.

Também prestando pela primeira vez o Enem, João Igor Gomes de Sena, 16, se inscreveu como treineiro para ganhar experiênci­a de prova pensando no futuro vestibular para engenharia civil na UEL (Universida­de Estadual de Londrina). Depois de quase quatro horas de prova, ele revela que “não foi fácil. Tive muita dificuldad­e por causa do cansaço. Vai chegando uma hora que a gente perde a concentraç­ão, mas antes disso acontecer, garanti a redação”, comenta.

Em todo o Estado, o número de inscritos foi de 237.342. No próximo dia 11, os candidatos retornam aos locais de prova para a segunda etapa da exame, em que serão cobradas questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologia­s (Química, Física e Biologia) e de Matemática e suas Tecnologia­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil