Folha de Londrina

CAPACITAÇíO

Instituiçõ­es estaduais de Londrina oferecem cursos em várias áreas de conhecimen­to

- Vítor Ogawa Reportagem Local

A Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda de Londrina realiza, este mês, a Feira de Cursos Técnicos. Alunos de seis colégios estaduais montaram, no Sine Londrina, estandes para divulgar 20 cursos gratuitos de qualificaç­ão profission­al

Odesempreg­ado Douglas Barbosa Martins Junior foi uma das pessoas esteve na manhã desta segunda-feira (5) no Sine de Londrina, onde é realizada a Feira de Cursos Técnicos, em parceria com a Rede Estadual de Ensino. Colégios estaduais montaram estandes para divulgar os cursos gratuitos realizados nas instituiçõ­es. Ele acabou preenchend­o a ficha de inscrição para o curso técnico de enfermagem. “Eu já gosto da área. Trabalhei dois anos em um hospital na parte da farmácia. Tenho afinidade porque minha família atua nessa área. O curso me interessou porque é perto de minha casa e é gratuito. Busco conhecimen­to para melhorar o meu currículo”, destacou.

De acordo com a professora do curso técnico de enfermagem do Colégio Estadual Albino Feijó, Claudete do Nascimento de Carvalho, Martins Junior possui boas chances de colocação. “Temos um grande volume de inscrições, mas a maioria é mulher. Há um deficit de técnicos de enfermagem do sexo masculino”, observou. Ela explicou que este ano a novidade no Albino Feijó é o curso de cuidador de idoso. “Além deles temos os cursos de meio ambiente e químico”, expôs.

O coordenado­r de curso de segurança no trabalho do Colégio Estadual Polivalent­e, Edson Mitsuo Ogaki, ressaltou a importânci­a da qualificaç­ão. “Em uma entrevista de emprego a primeira pergunta é sobre a formação. Com esses cursos técnicos, o currículo melhora e fica mais fácil conseguir um novo emprego”, observou, informando que esse curso é oferecido no colégio desde 1993 e muitos exalunos conseguira­m emprego após serem qualificad­os.

O coordenado­r do curso de eletromecâ­nica do Colégio Estadual de Educação Profission­al Professora Maria do Rosário Castaldi, Felipe Rafael Salgado, destacou que a feira é uma oportunida­de para divulgar os cursos principalm­ente para o público adulto, na modalidade subsequent­e. “Muitas empresas estão exigindo que a pessoa tenha qualificaç­ão técnica para progredir na carreira.”

ATUAÇÃO

O aluno do 3º ano do curso técnico de informátic­a do Colégio Estadual Vicente Rijo, Jeremias Batista de Oliveira, 17, vai se formar somente em 2019, mas já está atuando na área. “Atuei como estagiário e menor aprendiz e com o tempo o meu trabalho foi sendo divulgado. E hoje trabalho em uma empresa”, resumiu, explicando que atua com linguagens de programaçã­o PHP e HTML.

Outro aluno que quer atuar na área de programaçã­o é Gabriel Augusto Dalfrei Iria, 16, que também está no 3º ano de informátic­a. “O curso é muito bom. Você recebe bastante conhecimen­to da área de informátic­a e já sai com alguma coisa no currículo”, apontou. “É uma área que tem muito futuro e agora estou me especializ­ando mais”, declarou.

A orientador­a educaciona­l dos cursos técnicos do Vicente Rijo, Rosinéia Fernandes, ressaltou que o comportame­nto dos alunos dos cursos técnicos é diferente daqueles que realizam apenas o ensino médio. “Os alunos que escolhem o curso técnico estão pensando em inserção no mercado de trabalho. O integrado dá oportunida­de de cursar disciplina­s do ensino médio e também dá oportunida­de de trabalho. Ao mesmo tempo possibilit­a que os alunos realizem a escolha com consciênci­a”, destacou.

A diretora auxiliar do Vicente Rijo, Luciana Puccini Belucci, destacou que o colégio oferece os cursos integrados de informátic­a e administra­ção no período matutino. “Temos os cursos subsequent­es no período noturno, como administra­ção, recursos humanos, contabilid­ade, informátic­a, e logística.” Segundo ela, o colégio forma semestralm­ente 250 alunos.

 ?? Saulo Ohara ??
Saulo Ohara
 ?? Saulo Ohara ?? Colégio Vicente Rijo forma cerca de 250 alunos a cada semestre
Saulo Ohara Colégio Vicente Rijo forma cerca de 250 alunos a cada semestre

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil