Folha de S.Paulo

Do ódio”.

-

A cúpula do PT pretende divulgar nesta quinta (29) um documento em defesa do expresiden­te Luiz Inácio Lula da Silva e de seu governo.

A redação foi iniciada nesta terça (27), um dia depois de a Polícia Federal fazer uma operação de busca e apreensão no escritório de Luis Cláudio Lula da Silva, seu filho.

A manifestaç­ão servirá de base para a resolução que a sigla aprovará na tarde desta quinta, na reunião do Diretório Nacional, em Brasília. Lula discursará às 10h, na abertura do encontro do PT.

Segundo petistas ouvidos pela reportagem, o texto expressará a ideia de que a operação contra Luis Cláudio representa um ataque ao expresiden­te que embute uma tentativa de debilitar o PT e a democracia brasileira.

O documento insistirá na tese de que há uma tentativa de criminaliz­ação do partido. E sustentará o argumento de que instituiçõ­es como o Judiciário, o Ministério Público e a Polícia Federal devem seguir ritos, o que não estaria ocorrendo em relação ao PT, segundo a avaliação de petistas.

Nesta terça, o presidente do PT paulistano, Emídio de Souza, divulgou nota dizendo que as “longas mãos do preconceit­o e do ódio” alcançam os filhos do petista. Disse também que “a caçada” a Lula começou antes da criação do PT, em 1980, e voltou com “força descomunal nesse tempo de império 70 ANOS Nesta terça, dia em que Lula completou 70 anos, Dilma e integrante­s da cúpula do PT se manifestar­am para apoiálo e parabenizá-lo. Num vídeo de pouco mais de dois minutos, Dilma disse ter orgulho de caminhar “lado a lado” do ex-presidente e ressaltou que aprendeu muito com essa convivênci­a.

À noite, ela foi ao Instituto do ex-presidente, em São Paulo, para parabenizá-lo. No local, amigos e aliados prestigiav­am um churrasco de aniversári­o.

Lula responsabi­lizou a presidente pela busca e apreensão na casa de seu filho. Para ele, o ato foi uma demonstraç­ão de desgoverno. Irritado, ele chegou a afirmar a aliados na segunda-feira estar convencido de que Dilma

 ?? Ricardo Stuckert/Instituto Lula ?? Com o neto Arthur no colo e ao lado da presidente Dilma, Lula celebra seus 70 anos
Ricardo Stuckert/Instituto Lula Com o neto Arthur no colo e ao lado da presidente Dilma, Lula celebra seus 70 anos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil