Folha de S.Paulo

Leco é eleito e promete apurar denúncias contra Aidar

SÃO PAULO

- CAMILA MATTOSO MARCEL RIZZO

Cartola ganha disputa para presidente com votos de 138 dos 194 conselheir­os presentes e dirigirá clube até 2017

Carlos Augusto de Barros e Silva, 77, conhecido como Leco, foi eleito nesta terça-feira (27) presidente do São Paulo para mandato até abril de 2017 prometendo apurar todas as denúncias que levaram à renúncia do seu antecessor, Carlos Miguel Aidar.

Leco teve 138 votos, contra 36 de Newton Luiz Ferreira, o “Newton do Chapéu”, candi- dato que se lançou como oposição —193 dos 240 conselheir­os comparecer­am à sede do clube, no Morumbi, na votação; 19 votaram em branco.

Uma liminar conseguida pelos oposicioni­stas na segunda (26), que cancelava a eleição, foi cassada pelo São Paulo no final da tarde, poucas horas antes da votação.

“Todas [as denúncias], absolutame­nte todas, serão apuradas em foro adequado. E o foro adequado é esse que teve a dignidade de me aplaudir. É o conselho do clube”, disse o novo presidente, sob aplausos dos conselheir­os.

Aidar foi acusado de receber dinheiro da venda de jogadores. Sua namorada, Cinira Matura, também foi acusada de ganhar comissão em contratos de empresas com o clube. Aidar nega todas as acusações e diz que elas precisarão ser comprovada­s.

O estopim para a sua queda foi a denúncia feita pelo seu então vice, Ataíde Gil Guerreiro, de que tinha uma gravação na qual o dirigente relatava o recebiment­o de comissão na venda de atletas.

Guerreiro entregou a gravação a Leco, que a encaminhou à Comissão de Ética.

Após a vitória de Leco, Guerreiro, que segue como vice-presidente de futebol, disse que o caso será apurado “até o fim”. “Se fosse deixar alguma coisa terminar em pizza, não teria feito isso tudo o que eu fiz”, afirmou.

Leco presidia o Conselho Deliberati­vo no mandato de Aidar e sempre tomou uma posição de oposicioni­sta. GRUPO DE JUVÊNCIO Na nova diretoria estarão de volta membros do grupo de Juvenal Juvêncio, que antecedeu e apoiou Aidar em detrimento de Leco, que tinha a mesma pretensão.

Roberto Natel, ex-vice social, deve ser o novo vice geral. José Francisco Manssur, ex-assessor especial de Juvencio, deve ser o vice-presidente de marketing. O anúncio da nova composição deve ocorrer nos próximos dias.

 ?? Rubens Chiri/Divulgação ?? Leco, que será presidente do São Paulo até abril de 2017
Rubens Chiri/Divulgação Leco, que será presidente do São Paulo até abril de 2017

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil