Folha de S.Paulo

‘Depois de passar por grande empresa, fiz cursos para gerir uma pequena’

-

Antes de assumir a Starpack Química, uma empresa da minha família, eu trabalhava na Cielo como coordenado­r de projetos na área de TI. Fiz essa transição em 2015, mas foi um baita desafio: saí do ramo de tecnologia e fui para o de produtos químicos.

Muitas das matérias-primas usadas na fábrica, que fica em Guarulhos (SP), são controlada­s pelo Exército e pela Polícia Civil.

Mas outra grande questão dessa mudança foi perceber que, em uma companhia grande, os papéis são bem definidos. Quando você precisa de uma informação, chama a equipe responsáve­l. Já em um negócio pequeno, o empreended­or dá a palavra final, ele é o faz tudo.

Quando assumi a Starpack, já era formado em administra­ção com pós-graduação em gestão financeira. Mesmo assim, senti a necessidad­e de fazer cursos para colocar planos em prática e resolver questões do dia a dia.

O primeiro foi uma pós em gestão industrial farmacêuti­ca na Faculdade São Caetano, que me ajudou a saber onde estava pisando, conhecer protocolos e melhorar a produtivid­ade da fábrica.

Também fiz cursos sobre controle de produção, tributação, análise de crédito e cobrança e precificaç­ão. Eles me ajudaram eliminar problemas que eu não tinha muito tempo para resolver —muitas vezes com aulas de apenas dois ou três dias.

Agora, terminei uma capacitaçã­o para conseguir exportar na Fecap (Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado) porque queremos aproveitar o câmbio em alta para vender para fora. Nesse negócio, a questão do conhecimen­to é constante.

 ?? Fotos Keiny Andrade/Folhapress ?? O empresário Felipe Ribeiro Silva na sua fábrica, em Guarulhos (SP)
Fotos Keiny Andrade/Folhapress O empresário Felipe Ribeiro Silva na sua fábrica, em Guarulhos (SP)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil