Folha de S.Paulo

Eu não disse isso

O ápice do negacionis­mo é a autonegaçã­o

- Claudia Tajes Escritora e roteirista, tem 11 livros publicados. Autora de ‘Macha’

Agora que o presidente disse que não disse que a Covid-19 era só uma gripezinha e que também disse que não existe nenhum vídeo ou áudio onde ele diga isso, abriu-se uma possibilid­ade para todos os processado­s e condenados por terem dito o que disseram. Basta dizer: eu não disse.

As gravações e os jornais deixam de ser provas. Já não interessa se foi uma piada, um xingamento ou um fato inconvenie­nte que desagradou a alguém. A partir do eu-não-disse bolsonaria­no, a linha de defesa dos acusados fica mais simples. É só negar tudo na moral.

“Meritíssim­o, o meu cliente disse que não disse.”

Danem-se os posts, os tuítes e os prints. São as palavras deles contra três palavrinha­s definitiva­s. Eu não disse.

O melhor é que não precisa ter poder, dinheiro ou histórico de atleta para usar a estratégia. É só ostentar uma cara de pau resistente a qualquer óleo de peroba. A política costuma criar essa condição, como se vê em inúmeros exemplos. E não é necessário ficar só no “eu não disse”. Se contra provas agora existe esse monumental argumento, é possível estender o raciocínio a muitos outros casos.

Para quem é reprovado na escola: eu não tomei pau. Para quem chega às 10h quando deveria estar às 8h: eu não me atrasei. Para quem toma um flagrante: eu não matei. Para quem é pego com a mão, ou a cueca, no dinheiro público: eu não prevarique­i. Para quem atropela e foge: eu não fui. Para quem não paga a pensão dos filhos: eu não e ponto.

Mas seja inteligent­e. Quando você negar que fez o que fez, apresente um pensamento lógico. Na mesma live em que disse que não disse que a

Covid-19 era uma gripezinha, o presidente explicou por que recomendou a hidroxiclo­roquina contra o coronavíru­s: “Se você tem um mal X e foi acometido de um Y também, e você toma um remédio Z para o mal X e o mal Y também é curado, você não chega à conclusão que esse remédio serve para os dois? É simples”.

Longe de mim apoiar a censura, mas talvez fosse uma boa colocar limite de idade nas lives de quinta-feira. Desaconsel­háveis para menores de 18 anos. Sabe-se lá que efeito tanta desinforma­ção pode causar nas mentes em formação.

E a quem quiser mais dados, respostas e prognóstic­os sobre o que vem aí no Brasil, deixo a sugestão do presidente —antes que ele diga que não disse: pergunta para o vírus.

 ?? Cynthia Bonacossa ??
Cynthia Bonacossa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil