Folha de S.Paulo

CRUZADAS

-

HORIZONTAI­S

1. Maior lustre ou brilho / As iniciais da cantora norte-americana Aretha 2. A doença que ocorre pela carência de vitamina C e que vitimou muitos marinheiro­s na época da grandes navegações 3. Nascidos no país de Lima 4. Mulher insana, maluca / Grosa sem vogais 5. R / Príncipe indiano fundador de uma grande religião

6. Aquele que goza de perfeita saúde / Recursos financeiro­s 7. Abreviatur­a de Centro-Oeste / Doença da pele, contagiosa, causada por um ácaro 8. Passarinho do tamanho de um tico-tico, também chamado dançador 9. Que tem vida eterna 10. Designação comum a diversas plantas de pseudofrut­os com substância viscosa, usada como goma de mascar, em armadilhas para pássaros, etc. / A cantora Sandra de 11. Um destino turístico do litoral do Paraná 12. Vazio, oco / Excelente 13. Àquele, àquilo / Um medicament­o usado para prevenir o enjoo.

VERTICAIS

1. A segunda nota da escala musical / Diz-se da geometria que representa os sólidos sobre um plano 2. Saliência córnea do pé do galo / Fruto grande, esférico, saboroso 3. Faixa de terreno que se limpou, para evitar a propagação de incêndios / Apelido de Antônio 4. Título inglês de nobreza / Aquilo que se enfia em linhas 5. A forma como se compra carne no açougue / Protetor, defensor 6. Exclamação que demonstra alegria / Outro nome da tangerina 7. Semelhante a unha, garra ou casco / Flexão do pronome eu 8. Fazer perder os sentidos / Prefixo: metade 9. As nasais são as duas cavidades formadas pelos ossos do crânio e da face / (As Brumas de) Best-seller da escritora Marion Zimmer Bradley.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil