CE­NÁ­RIO FA­VO­RE­CE RE­PO­SI­CI­O­NA­MEN­TO O

Le­van­ta­men­to fei­to pe­lo Da­ta­fo­lha com 1.004 pes­so­as das clas­ses A e B de São Pau­lo mos­tra que­da no ín­di­ce de des­co­nhe­ci­men­to de mar­cas

Folha De S.Paulo - Saopaulo - - Datafolha - por Mauro Pau­li­no di­re­tor-ge­ral do Da­ta­fo­lha Ales­san­dro Ja­no­ni di­re­tor de pes­qui­sas do Da­ta­fo­lha

le­van­ta­men­to de 2017 so­bre os me­lho­res ser­vi­ços da ci­da­de de São Pau­lo, fei­to pe­lo Da­ta­fo­lha, re­ve­la mu­dan­ças no qua­dro de ava­li­a­ção das mar­cas que do­mi­nam o ima­gi­ná­rio do con­su­mi­dor. Em mo­vi­men­to opos­to às ten­dên­ci­as do ano pas­sa­do, a ta­xa de en­tre­vis­ta­dos que ale­gam des­co­nhe­ci­men­to cai ex­pres­si­va­men­te nas ca­te­go­ri­as que pos­si­bi­li­tam com­pa­ra­ção com as to­ma­das an­te­ri­o­res.

A que­da no ín­di­ce dos que não con­se­guem apon­tar um no­me nes­ses 25 itens é de oi­to pon­tos per­cen­tu­ais em mé­dia. Em uma das ca­te­go­ri­as, a de aca­de­mia de gi­nás­ti­ca, o re­flu­xo al­can­ça o do­bro des­se pa­ta­mar. Nos se­to­res de se­gu­ran­ça pri­va­da, es­co­la de idi­o­mas, ca­fe­te­ria, la­bo­ra­tó­rio, óti­ca e pet shop a ten­dên­cia tam­bém atin­ge dois dí­gi­tos.

In­te­res­san­te no­tar po­rém que, na gran­de maioria dos ca­sos, não há mi­gra­ção di­re­ta des­ses per­cen­tu­ais para as mar­cas lí­de­res. Com ex­ce­ção de se­to­res co­mo pos­to de ga­so­li­na e óti­ca, on­de as “ben­ch­marks” re­for­çam a po­si­ção com ele­va­das ta­xas de cres­ci­men­to, em to­dos os ou­tros ca­sos, a apro­va­ção do con­su­mi­dor se pul­ve­ri­za por di­fe­ren­tes players.

Uma hi­pó­te­se para o fenô­me­no é a re­to­ma­da, mes­mo que tí­mi­da, por par­te das em­pre­sas, dos in­ves­ti­men­tos em co­mu­ni­ca­ção di­ri­gi­da com­bi-

nada à uma maior va­lo­ri­za­ção do cus­to/be­ne­fí­cio por par­te dos con­su­mi­do­res para ele­ger a me­lhor mar­ca em tem­pos de eco­no­mia ins­tá­vel —ce­ná­rio que fa­vo­re­ce de­gus­ta­ção e no­vas ex­pe­ri­ên­ci­as.

O com­por­ta­men­to tor­na-se quan­ti­ta­ti­va­men­te ex­pres­si­vo em fun­ção das ca­rac­te­rís­ti­cas ho­mo­gê­ne­as do uni­ver­so con­sul­ta­do: as clas­ses A e B da ca­pi­tal pau­lis­ta.

Cu­ri­o­sa­men­te, em dois ra­mos que re­pre­sen­tam bem o se­tor de ser­vi­ços da ci­da­de —cul­tu­ra e trans­por­tes— no­tam-se ta­xas ele­va­das de as­so­ci­a­ção po­si­ti­va com al­gu­mas mar­cas: as lí­de­res nas ca­te­go­ri­as ci­ne­ma, li­vra­ria, aplicativo e meio de trans­por­te al­can­çam, ca­da uma, 50% ou mais no to­tal de men­ções. A con­cor­rên­cia nes­sas áre­as tem um de­sa­fio maior do que em ou­tras on­de per­ce­be-se ain­da es­pa­ço im­por­tan­te para po­si­ci­o­na­men­to dos que pre­ten­dem ex­plo­rá-las.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.