CA­ROL

Re­de, que pla­ne­ja che­gar a 2.000 lo­jas nos pró­xi­mos cin­co anos, é ci­ta­da por en­tre­vis­ta­dos com cur­so su­pe­ri­or (32%) e de 26 a 40 anos (37%)

Folha De S.Paulo - Saopaulo - - Índice #337 - por Gabriela Val­da­nha

Nin­guém se des­lo­ca, a pé, mais de três ou qua­tro qua­dras para com­prar um ócu­los”, afir­ma Ronaldo Pe­rei­ra, pre­si­den­te da Óti­cas Ca­rol. A pre­mis­sa jus­ti­fi­ca a pre­sen­ça mas­si­va da re­de pe­lo Bra­sil. São 973 lo­jas, com a me­ta de che­gar a 1.120 até o fim des­te ano. Só em São Pau­lo são 122 uni­da­des.

Em um país com mais de 5.500 ci­da­des, ain­da é pou­co para dar ao con­su­mi­dor a co­mo­di­da­de que a mar­ca al­me­ja des­de que abriu su­as du­as pri­mei­ras lo­jas, em So­ro­ca­ba (SP), 20 anos atrás. Mas o al­can­ce da re­de já é su­fi­ci­en­te para fa­zer a óti­ca ser a mais lem­bra­da pe­los pau­lis­ta­nos das clas­ses A e B en­tre­vis­ta­dos pe­lo Da­ta­fo­lha: 31%.

A Ca­rol tem co­mo me­ta es­tar per­to da sua ca­sa, do seu tra­ba­lho, do seu mé­di­co e den­tro do shop­ping que vo­cê fre­quen­ta. Mas sua es­tra­té­gia de cres­ci­men­to não es­tá li­ga­da só à quan­ti­da­de. A ex­pan­são veio ali­a­da a uma sig­ni­fi­ca­ti­va mu­dan­ça na for­ma de o cli­en­te en­ca­rar o uso de ócu­los. Es­sa re­la­ção, que era es­tri­ta­men­te mé­di­ca há dez anos, ho­je tem a ver com es­ti­lo e per­so­na­li­da­de.

Até os ho­mens, que, se­gun­do Pe­rei­ra, ain­da são con­su­mi­do­res de pro­du­tos tra­di­ci­o­nais, têm si­do mais ou­sa­dos: “À me­di­da que per­ce­bem pre­ços mais aces­sí­veis, eles se sen­tem dis­pos­tos a in­ves­tir no lo­ok”, opi­na.

Ho­je, 65% do pú­bli­co é for­ma­do por mu­lhe­res e 35%, por ho­mens. A mar­ca foi a mais lem­bra­da pe­las mu­lhe­res na pes­qui­sa Da­ta­fo­lha: 35%, con­tra 25% dos ho­mens. Des­ta­cou-se tam­bém en­tre aque­les que re­ce­bem até dez sa­lá­ri­os mí­ni­mos (32%).

A Óti­cas Ca­rol (dos fun­dos 3i Group, Neu­ber­ger Ber­man e Si­gu­ler Guff & Com­pany) es­tá em pro­ces­so de ven­da para o gru­po ita­li­a­no Lu­xot­ti­ca por R$ 368,6 mi­lhões, o que de­ve ser con­cluí­do até o fim des­te se­mes­tre. “O nos­so ob­je­ti­vo para os pró­xi­mos cin­co anos é che­gar a cer­ca de 2.000 lo­jas”, cal­cu­la Pe­rei­ra.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.