Raul Jus­te Lo­res e o edi­fí­cio Aba­e­té

Folha De S.Paulo - Saopaulo - - Índice - Raul Jus­te Lo­res

Ao fi­car pron­to, em 1968, o Aba­e­té já era uma ra­ri­da­de: um residencial fei­to por um ar­qui­te­to do pri­mei­ro ti­me, quan­do edi­fí­ci­os ge­né­ri­cos eram pro­du­zi­dos em gran­de es­ca­la. Abrahão Sa­no­vicz (1933-1999) se for­mou na FAU no fi­nal dos anos 1950 —a in­fla­ção dos “50 anos em 5” de Jus­ce­li­no ator­men­ta­va os in­cor­po­ra­do­res com obras por en­tre­gar. De sua ge­ra­ção, pou­cos co­le­gas, co­mo Al­ber­to Bot­ti, Marc Ru­bin, Sidô­nio Por­to e Pedro Pau­lo de Me­lo Sa­rai­va, con­se­gui­ram fa­zer (pou­cos) pré­di­os pa­ra o mer­ca­do imo­bi­liá­rio. O pré­dio se des­ta­ca pe­los po­de­ro­sos que­bra-sóis, ins­pi­ra­dos nas es­cul­tu­ras mó­veis do ar­tis­ta fran­co-is­ra­e­len­se Ya­a­cov Agam. Co­mo aque­le ar­tis­ta ci­né­ti­co, Sa­no­vicz quis bri­ses que ga­nhas­sem for­ma e mo­vi­men­to ao gos­to do mo­ra­dor em bus­ca de mais ou me­nos sol. O pai­nel do ar­tis­ta Fábio Flaks é o se­gun­do no lu­gar, de­pois de uma re­for­ma que des­truiu o ori­gi­nal, de Bra­man­te Buf­fo­ni.

San­tis­ta, fi­lho de imi­gran­tes po­lo­ne­ses, Sa­no­vicz pro­je­tou, tam­bém nos anos 1960, o im­po­nen­te Te­a­tro Mu­ni­ci­pal Braz Cu­bas, em San­tos. Na dé­ca­da se­guin­te, o ar­qui­te­to par­ti­ci­pa­ria de uma ra­ra ten­ta­ti­va de li­nha de mon­ta­gem (mas com qua­li­da­de) pa­ra edi­fí­ci­os re­si­den­ci­ais mo­du­la­res, pa­ra a cons­tru­to­ra For­ma Es­pa­ço, com obras no Itaim, Pa­raí­so e Mo­e­ma.

Nes­te ano, ele ga­nha dois li­vros so­bre sua car­rei­ra —um so­bre su­as gra­vu­ras e de­se­nhos, edi­ta­do por sua ne­ta Fer­nan­da, pa­ra as edições Sesc; ou­tro, so­bre a obra ar­qui­tetô­ni­ca, da edi­to­ra Ro­ma­no Guer­ra.

INÊS BONDUKI/FOLHAPRESS

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.