...e para to­dos

Folha De S.Paulo - Saopaulo - - datafolha - por Si­las Mar­tí

Mai­or me­tró­po­le da Amé­ri­ca do Sul, São Paulo de­ve o la­do mais vis­to­so de seu gi­gan­tis­mo à ar­te e à ar­qui­te­tu­ra. O par­que Ibi­ra­pu­e­ra, na zo­na sul, é um mu­seu do mo­der­nis­mo mais ou­sa­do de Os­car Ni­e­meyer a céu aber­to, e o Masp, no cen­tro, é um de­lí­rio cons­tru­ti­vo com joi­as da ar­te mo­der­na e con­tem­po­râ­nea de to­do o Oci­den­te. Em vol­ta des­ses car­tões­pos­tais, uma sé­rie de mu­seus e ga­le­ri­as fa­zem a ci­da­de vi­brar.

São Paulo tem des­de a dé­ca­da de 1950 uma das mais im­por­tan­tes bi­e­nais de ar­te do pla­ne­ta, cri­a­da no ras­tro da mais an­ti­ga de to­das, a de Ve­ne­za. No en­cal­ço da mos­tra, acer­vos fo­ram sen­do cons­truí­dos, o que ex­pli­ca co­le­ções mo­nu­men­tais, co­mo as da Pi­na­co­te­ca, na Luz, e do Mu­seu de Ar­te Mo­der­na, no Ibi­ra­pu­e­ra, e tam­bém te­sou­ros es­con­di­dos, co­mo o be­lís­si­mo mó­bi­le ne­gro de Ale­xan­der Cal­der pen­du­ra­do na dis­cre­ta se­de do Ins­ti­tu­to de Ar­qui­te­tos do Bra­sil, na Re­pú­bli­ca, no cen­tro.

Da vi­ra­da do mi­lê­nio em di­an­te, o mer­ca­do tam­bém fin­cou raí­zes, com a fei­ra SPAr­te e a ex­plo­são no nú­me­ro de ga­le­ri­as co­mer­ci­ais, que pu­se­ram a ca­pi­tal pau­lis­ta em um lu­gar de des­ta­que do cir­cui­to de ex­po­si­ções im­per­dí­veis.

Nas ru­as, o gra­fi­te exu­be­ran­te que ain­da re­sis­te pro­va que a me­tró­po­le é mui­to mais co­lo­ri­da do que a ideia de sel­va de pe­dra po­de fa­zer acre­di­tar.

SHOP­PING IGUA­TE­MI (AO LA­DO) E VISTA AÉ­REA

DO MASP

LUIS MOURA/WPP

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.