SILVIA GOMEZ

Folha De S.Paulo - Saopaulo - - Teatro -

Foi por um em­pre­go de jor­na­lis­ta que Silvia Gomez, 40, tro­cou Be­lo Ho­ri­zon­te por São Pau­lo, em 2001. Ape­sar de ter ini­ci­a­do a re­la­ção com o te­a­tro na ci­da­de na­tal, a mi­nei­ra se tor­nou dra­ma­tur­ga na ca­pi­tal pau­lis­ta, on­de te­ve cin­co tex­tos en­ce­na­dos.

“Te­nho mui­tas dú­vi­das so­bre tu­do”, con­ta Silvia. Tal­vez, por is­so, su­as pe­ças tra­gam mais per­gun­tas do que res­pos­tas.

Du­ran­te oi­to anos, ela in­te­grou o CPT (Cen­tro de Pes­qui­sa Te­a­tral), co­or­de­na­do por An­tu­nes Fi­lho. “Apren­di ali que dra­ma­tur­gia é uma coi­sa ca­va­da den­tro da pró­pria car­ne.”

Des­de o iní­cio, Silvia es­cre­ve so­bre seus me­dos. Em “Man­te­nha Fo­ra do Al­can­ce do Be­bê”, tex­to pre­mi­a­do, du­as mu­lhe­res ex­põem su­as ques­tões sem fil­tro. “Pe­la mi­nha ex­pe­ri­ên­cia, a mu­lher que fa­la pa­ga um pre­ço al­to, pois ela é bem-vin­da ca­la­da. Pa­ra ir con­tra is­so, é im­por­tan­te mi­nhas per­so­na­gens di­ze­rem o que qui­se­rem.”

Aos pou­cos, po­rém, su­as an­gús­ti­as to­ma­ram pro­por­ções mai­o­res. “É sem­pre so­bre mim, mas a ques­tão é me en­ten­der co­mo sin­to­ma da so­ci­e­da­de em que vi­vo e am­pli­ar o olhar, mer­gu­lhar na pe­le do ou­tro e bus­car con­tra­di­ções”, ex­pli­ca a au­to­ra, que não é in­te­gran­te de ne­nhu­ma com­pa­nhia. Por con­ci­li­ar du­as car­rei­ras —es­cre­ve pa­ra um re­vis­ta de ar­qui­te­tu­ra—, ela pre­fe­re tra­ba­lhar com di­fe­ren­tes par­cei­ros a ca­da pro­je­to.

É da re­a­li­da­de que ela re­ti­ra sua ins­pi­ra­ção pa­ra cri­ar. Seu tex­to mais re­cen­te, “Mar­te, Vo­cê Es­tá Aí?”, abor­da de for­ma dis­tó­pi­ca o mo­men­to po­lí­ti­co bra­si­lei­ro, e o no­vo es­pe­tá­cu­lo que es­tá es­cre­ven­do fa­la so­bre es­tu­pro co­le­ti­vo. Mas Silvia pre­fe­re ob­ser­var o mun­do por ca­ma­das não-re­a­lis­tas. “Quan­do es­cre­vo pa­ra o te­a­tro, pre­ci­so ser li­vre. A dra­ma­tur­gia é o lu­gar on­de con­si­go fa­zer di­ges­tão”, de­sa­ba­fa.

→Sem pre­vi­são de es­trei­as.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.