MI­CHEL­LE FER­REI­RA

Folha De S.Paulo - Saopaulo - - Teatro -

Aos no­ve anos, a pau­lis­ta­na Mi­chel­le Fer­rei­ra rou­bou a Oli­vet­ti do avô e es­cre­veu um tex­to pa­ra apre­sen­tar no co­lé­gio. As ami­gas eram as co­bai­as: ela as con­ven­cia a tro­car o par­qui­nho e a pis­ci­na da ca­sa on­de mo­ra­va em Ati­baia, a 64 km da ca­pi­tal, pe­lo en­saio. “Era in­ces­san­te”, lem­bra.

Ho­je, aos 35 anos, a brin­ca­dei­ra é bas­tan­te sé­ria. E a von­ta­de inin­ter­rup­ta de fa­zer se­gue a mes­ma. “Es­tou lou­ca pa­ra che­gar aos 80. Pre­ci­so acre­di­tar que o me­lhor ain­da es­tá por vir. Que­ro ca­da vez mais es­cre­ver um tex­to me­lhor.”

Mi­chel­le se for­mou co­mo atriz na Es­co­la de Ar­te Dra­má­ti­ca da USP e co­mo au­to­ra no CPT (Cen­tro de Pes­qui­sa Te­a­tral), co­or­de­na­do pe­lo di­re­tor An­tu­nes Fi­lho —as­sim co­mo Sil­va Gomez, fi­cou oi­to anos lá.

Das 12 pe­ças que es­cre­veu, ape­nas uma ain­da não foi mon­ta­da. Não tem ne­nhu­ma na ga­ve­ta: cos­tu­ma tra­ba­lhar por en­co­men­da, mas tam­bém cria pa­ra seu gru­po, A Má Com­pa­nhia Pro­vo­ca, no qual di­ri­ge e atua. Nes­te mo­men­to, de­di­ca-se ao pró­xi­mo pro­je­to do co­le­ti­vo e ao ro­tei­ro de um lon­ga, uma co­mé­dia ro­mân­ti­ca, am­bos com es­trei­as pre­vis­tas pa­ra o ano que vem.

“Cri­ei mi­nha es­cri­ta mui­to a par­tir de cons­ta­ta­ções so­bre o mun­do de ho­je. Ago­ra, que­ro apon­tar pa­ra o fu­tu­ro”, ex­pli­ca ela, du­as ve­zes fi­na­lis­ta do Prê­mio Lu­so-Bra­si­lei­ro de Dra­ma­tur­gia (em 2009, com “Reality Fi­nal”, e, em 2011, com “Tem Al­guém que nos Odeia”) e in­di­ca­da ao Prê­mio Shell 2013 de me­lhor au­to­ra, por “Os Adul­tos Es­tão na Sa­la”.

Em su­as pe­ças, Mi­chel­le apre­sen­ta ques­tões con­tem­po­râ­ne­as com hu­mor. “Acho que a dra­ma­tur­gia, no ge­ral, pre­ci­sa apon­tar pa­ra a re­vo­lu­ção. Po­de pa­re­cer pi­e­gas, mas se em um mo­men­to po­lí­ti­co co­mo es­te o te­a­tro não in­di­car um no­vo Bra­sil, o que va­mos fa­zer?”, in­da­ga.

→‘Não So­mos Ami­gas’. Te­a­tro Sér­gio Car­do­so. R. Rui Bar­bo­sa, 153. Seg. sab.: 20h; dom.: 19h30. Até 2/10. In­gr: R$ 40.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.