BICHOS

Ido­so que tem pet é mais ati­vo, por Síl­via Cor­rêa

Folha De S.Paulo - Saopaulo - - #354 / Índice -

Os be­ne­fí­ci­os já es­tão pa­ra lá de com­pro­va­dos: ter um pet re­duz o es­tres­se, es­pan­ta a de­pres­são, aju­da a con­tro­lar a pres­são ar­te­ri­al e re­for­ça nos­so o sis­te­ma imu­no­ló­gi­co. Mas por quê? Há du­as ex­pli­ca­ções bá­si­cas e con­co­mi­tan­tes. A primeira apon­ta pa­ra o efei­to que a in­te­ra­ção com os ani­mais exer­ce so­bre nos­so sis­te­ma en­dó­cri­no: tê-los por per­to e go­zar do ca­ri­nho que eles nos dão re­duz a li­be­ra­ção dos hormô­ni­os do es­tres­se (que tam­bém le­vam à hi­per­ten­são e à imu­nos­su­pres­são) e au­men­ta a pro­du­ção e a des­car­ga dos me­di­a­do­res quí­mi­cos res­pon­sá­veis pe­la sen­sa­ção de pra­zer e fe­li­ci­da­de, co­mo se­ro­to­ni­na, do­pa­mi­na e oci­to­ci­na.

A se­gun­da ex­pli­ca­ção diz res­pei­to ao im­pac­to que os ani­mais têm, es­pe­ci­al­men­te os cães, so­bre nos­so es­ti­lo de vi­da. Nos úl­ti­mos 20 anos, 29 gran­des es­tu­dos fo­ram con­du­zi­dos so­bre o te­ma. A mai­o­ria con­cluiu que pes­so­as que têm bichos de es­ti­ma­ção são me­nos se­den­tá­ri­as, e a ideia cor­reu o mun­do. Mas, ob­ser­va­das de per­to, é pos­sí­vel per­ce­ber que as con­clu­sões das pes­qui­sas re­sul­tam do re­la­to dos en­tre­vis­ta­dos so­bre seu ní­vel de ati­vi­da­de fí­si­ca, sem que is­so te­nha si­do de fa­to afe­ri­do pe­los es­tu­dos.

Pa­ra ti­rar a lim­po es­sa história e quan­ti­fi­car es­se efei­to-cão so­bre o se­den­ta­ris­mo dos donos, pes­qui­sa­do­res in­gle­ses co­lo­ca­ram mo­ni­to­res de ati­vi­da­de fí­si­ca em 86 pes­so­as com mais de 65 anos e co­le­ta­ram da­dos da ro­ti­na de­las por três se­ma­nas. Re­sul­ta­do: ido­sos que ti­nham cães de es­ti­ma­ção de­ram, a ca­da dia, uma mé­dia de 2.762 pas­sos a mais do que aque­les que não con­vi­vi­am com ani­mais e gas­ta­ram 23 mi­nu­tos adi­ci­o­nais em ca­mi­nha­das.

Os nú­me­ros re­pre­sen­tam um acrés­ci­mo de 20% a 30% no ní­vel de ati­vi­da­de fí­si­ca diá­ria des­sas pes­so­as. Na­da mau pa­ra quem tem mais de 65 anos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.