SA­BE AQUE­LE PRÉ­DIO?

Edi­fí­cio Emí­lia, por Raul Jus­te Lo­res

Folha De S.Paulo - Saopaulo - - #354 / Índice -

Abe­la mar­qui­se re­ves­ti­da de pas­ti­lhas co­lo­ri­das se en­con­tra des­fi­gu­ra­da por gra­des pon­ti­a­gu­das, que ar­rui­nam a fa­cha­da des­te pre­di­nho na rua dos Pi­nhei­ros. Pou­cos imó­veis em São Pau­lo pa­re­cem ter le­va­do em con­ta o re­sul­ta­do es­té­ti­co de seu ar­se­nal de se­gu­ran­ça —ou até ques­ti­o­na­do a efi­cá­cia des­sas bar­rei­ras em evi­tar as­sal­tos. Mas o que cha­ma a aten­ção no Emí­lia é a de­mons­tra­ção de que aden­sa­men­to não é sinô­ni­mo de ar­ra­nha-céu. Em um ter­re­no es­trei­to, on­de ca­be­ri­am ape­nas du­as ca­sas, o edi­fí­cio de três an­da­res abri­ga 14 apar­ta­men­tos en­tre 104 e 110 me­tros qua­dra­dos. Mul­ti­fun­ci­o­nal, ain­da tem dois es­pa­ços co­mer­ci­ais na fa­cha­da, uma lo­ja de mo­da e um ate­liê de cos­tu­ra. A cal­ça­da agra­de­ce.

Em uma ci­da­de on­de mi­lhões mo­ram a ho­ras de dis­tân­cia de seus tra­ba­lhos, en­quan­to áre­as cen­trais são sal­pi­ca­das de ter­re­nos va­zi­os ou de ca­sas com pou­cos mo­ra­do­res, o Emí­lia re­pre­sen­ta uma al­ter­na­ti­va pa­ra ave­ni­das es­va­zi­a­das co­mo Bra­sil e Re­bou­ças.

O pro­je­to sin­ge­lo foi capa da re­vis­ta “Acró­po­le”, que era a prin­ci­pal pu­bli­ca­ção so­bre ar­qui­te­tu­ra pau­lis­ta­na, em mar­ço de 1955. O ar­qui­te­to Is­ra­el Gal­man, ju­deu ro­me­no que che­gou ao Bra­sil aos no­ve anos com os pais, foi alu­no de Vi­la­no­va Ar­ti­gas e es­ta­giá­rio de Henrique Min­dlin. Após se for­mar, lo­go abriu a sua pró­pria cons­tru­to­ra. Pro­je­tou, in­cor­po­rou e cons­truiu mais de 20 pré­di­os em São Pau­lo, no Gu­a­ru­já (SP) e em Ma­naus (AM). Um ou­tro pre­di­nho fei­to por Gal­man, de pro­je­to su­pe­ri­or ao Emí­lia, foi de­mo­li­do há pou­cos me­ses na rua Tu­cu­mã, per­to do Clu­be Pi­nhei­ros.

LE­O­NAR­DO FINOTTI/FOLHAPRESS

EDI­FÍ­CIO EMÍ­LIA

(1954)

RUA DOS PI­NHEI­ROS, 401

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.