Be­las prai­as na zo­na oes­te ca­ri­o­ca

Be­las prai­as, eco­tu­ris­mo e pas­sei­os em fa­mí­lia são atra­ti­vos da zo­na oes­te ca­ri­o­ca

Folha De S.Paulo - Saopaulo - - #358 índice - por Ma­ri­a­na Ma­ri­nho en­vi­a­da es­pe­ci­al ao Rio

Os pés per­cor­rem o chão de ter­ra ba­ti­da. No al­to, rai­os de sol fu­ram as co­pas das ár­vo­res. No meio das fo­lhas ver­des, o céu azul apa­re­ce —e o ca­mi­nho se­gue as­sim, cer­ca­do de na­tu­re­za, até a che­ga­da ao píer.

Ali, uma em­bar­ca­ção se apro­xi­ma des­li­zan­do so­bre a lagoa de Ma­ra­pen­di, na Bar­ra da Ti­ju­ca, zo­na oes­te do Rio de Ja­nei­ro. A bos­sa no­va que em­ba­la o bar­co é in­ter­rom­pi­da pe­la voz do guia: “Bem-vin­dos ao pan­ta­nal ca­ri­o­ca. Sim, is­so tam­bém é Rio de Ja­nei­ro”.

Ele vol­ta a dar o lem­bre­te mais al­gu­mas ve­zes du­ran­te o tra­je­to, que po­de ser uma sim­ples tra­ves­sia pa­ra a praia do Re­creio ou um pas­seio eco­ló­gi­co pe­la lagoa.

De fa­to, a ima­gem do man­gue, com gar­ças e ve­ge­ta­ção ras­tei­ra, não cos­tu­ma es­tar no ima­gi­ná­rio do tu­ris­ta que vai ao Rio. Mas o pan­ta­nal ca­ri­o­ca vem se tor­nan­do uma op­ção pa­ra quem se hos­pe­da na Bar­ra.

Os 24 quilô­me­tros de areia cos­tu­mam ser mais fa­mi­li­a­res e me­nos api­nha­dos do que a zo­na sul. Na praia do Re­creio, dá pa­ra cur­tir o sol e de­gus­tar uma cai­pi­ri­nha no qui­os­que Ca­va­lo Ma­ri­nho. Já na Praia da Ma­cum­ba, os ba­nhis­tas po­dem ter uma vis­ta pri­vi­le­gi­a­da da ci­da­de su­bin­do o Pon­tal Tim Maia.

Va­le tam­bém ir ao Par­que Olím­pi­co. Mes­mo que não es­te­ja se­di­an­do ne­nhum even­to, é pos­sí­vel fa­zer ca­mi­nha­das e le­var as cri­an­ças ao par­qui­nho. Ca­so a pe­di­da se­ja por eco­tu­ris­mo, há tri­lhas e ca­cho­ei­ras no bair­ro de Var­gem Gran­de —o cli­ma in­te­ri­o­ra­no da re­gião pe­de uma pa­ra­di­nha no char­mo­so res­tau­ran­te Skun­na, de fru­tos do mar.

Se ba­ter sau­da­de da bo­e­mia da zo­na sul, vá à ave­ni­da Ole­gá­rio Ma­ci­el. A Void Ge­ne­ral Sto­re, mis­to de lo­ja e cer­ve­ja­ria, abriu uni­da­de na re­gião. A noi­te po­de con­ti­nu­ar em uma ca­sas de shows, co­mo a Bar­ra Mu­sic, ou nas ba­la­das da ave­ni­da Ar­man­do Lom­bar­di, co­mo a All In. Tu­do sem sair da Bar­ra.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.