Trem de lu­xo até a ci­da­de do bar­re­a­do

Li­to­ri­na de lu­xo, que cor­ta a mata atlân­ti­ca até Mor­re­tes, le­va a uma viagem no tem­po

Folha De S.Paulo - Saopaulo - - #358 índice - por Ma­ri­a­na Agun­zi en­vi­a­da es­pe­ci­al a Cu­ri­ti­ba

En­trar na li­to­ri­na de lu­xo que par­te de Cu­ri­ti­ba, ca­pi­tal do Paraná, ru­mo à pe­que­na Mor­re­tes, na re­gião li­to­râ­nea do Es­ta­do, é co­mo vol­tar ao iní­cio do sé­cu­lo.

Mo­bi­liá­rio rús­ti­co, so­fás de veludo, afres­cos e aba­ju­res trans­por­tam os pas­sa­gei­ros a uma novela de épo­ca. “Se­ja bem-vin­do”, diz a comissária ao ofe­re­cer uma ta­ça de cham­pa­nhe a quem en­tra.

A viagem que per­cor­re a fer­ro­via inau­gu­ra­da em 2 de fe­ve­rei­ro de 1885 pe­los ir­mãos Antô­nio e An­dré Re­bou­ças co­me­ça pon­tu­al­men­te às 9h15. Es­ten­de-se por três ho­ras e meia (ou mais, já que os tri­lhos são com­par­ti­lha­dos com trens de car­ga), a mí­se­ros 20 km/h.

O des­lo­ca­men­to len­to qua­se não é sen­ti­do. Ab­sor­tos pe­la pai­sa­gem, os vi­a­jan­tes des­ven­dam os mis­té­ri­os de uma mata atlân­ti­ca pre­ser­va­da. A li­to­ri­na pas­sa pe­lo con­jun­to do Ma­rum­bi, na Ser­ra do Mar, pe­la cas­ca­ta Véu da Noi­va e des­pon­ta no vão-li­vre da pon­te São João, cons­truí­da na Bél­gi­ca e inau­gu­ra­da em 1884.

Chega, por fim, à char­mo­sa Mor­re­tes. Cor­ta­da pe­lo rio Nhun­di­a­qua­ra, a ci­da­de de pou­co mais de 15 mil ha­bi­tan­tes, an­ti­go ter­ri­tó­rio de ca­ri­jós, foi fun­da­da no iní­cio do sé­cu­lo 18 pe­lo ou­vi­dor por­tu­guês Rapha­el Par­di­nho. No chão, pa­ra­le­le­pí­pe­dos. Na praça, ven­de­do­res ofe­re­cem ar­te­sa­na­to, com­po­tas, ge­lei­as e cachaça.

Pa­ra sa­ci­ar a fo­me, pro­ve o fa­mo­so bar­re­a­do. Es­tre­la do lo­cal, o pra­to le­va car­ne bo­vi­na co­zi­da em pa­ne­la de bar­ro, por cer­ca de 12h, até qua­se des­fa­zer. Ele é acom­pa­nha­do de ba­na­na e de fa­ri­nha de man­di­o­ca —que, ao ser acres­ci­da, lem­bra um pi­rão. Fi­ca ir­re­sis­tí­vel.

A jor­na­lis­ta vi­a­jou a con­vi­te da Ser­ra Ver­de Ex­press

DI­VUL­GA­ÇÃO PAS­SA­GEI­ROS AVISTAM O CON­JUN­TO MONTANHOSO DO MA­RUM­BI

CA­CHO­EI­RA VÉU DA NOI­VA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.