SA­BE AQUE­LE PRÉ­DIO?

Folha De S.Paulo - Saopaulo - - Shoppings - Natal - Raul Jus­te Lo­res

Ao la­do do vi­a­du­to que de­sem­bo­ca na ave­ni­da Su­ma­ré, um de­ser­to ar­qui­tetô­ni­co em re­gião va­lo­ri­za­da, é fá­cil avis­tar um ra­ro pré­dio com per­so­na­li­da­de. Des­ta­ca-se pe­los pai­néis azuis e ver­des em de­gra­dê, nas la­te­rais da es­tru­tu­ra de con­cre­to e vi­dro, com va­ran­das es­ca­lo­na­das. O mai­or dos ter­ra­ços fun­ci­o­na co­mo uma pra­ça pa­ra o pré­dio in­tei­ro.

Ape­sar de si­tu­a­do em um fun­do do va­le, no al­ça­pão da João Mou­ra, o edi­fí­cio que le­va o no­me da rua se so­bres­sai en­tre tan­tos es­pi­gões in­sí­pi­dos. Uma agên­cia de pu­bli­ci­da­de alu­gou o imó­vel in­tei­ro —pu­bli­ci­tá­ri­os têm ti­do mais cri­té­rio pa­ra lo­cais de tra­ba­lho do que mui­tos ban­cos e até gri­fes de mo­da na ci­da­de.

A in­cor­po­ra­do­ra Idea!Zar­vos alu­ga o imó­vel, co­mo faz com ou­tros co­mer­ci­ais, e pre­ci­sa pen­sar no fu­tu­ro de­les. Ou­tras que só cons­tro­em pa­ra ven­der po­dem até pou­par no pro­je­to e na ima­gi­na­ção, já que não so­fre­rão a des­va­lo­ri­za­ção rá­pi­da de um pré­dio ba­nal. Em tem­pos em que os mais jo­vens não so­nham em com­prar car­ro nem ca­sa pró­pria, pré­di­os pe­re­cí­veis po­dem ser um mau ne­gó­cio.

O es­cri­tó­rio que as­si­nou o João Mou­ra, Nits­che Ar­qui­te­tos, foi cri­a­do em 2000 pe­los ir­mãos Lua e Pedro Nits­che, egres­sos da FAU-USP (Fa­cul­da­de de Ar­qui­te­tu­ra e Ur­ba­nis­mo da Uni­ver­si­da­de de São Pau­lo). Ho­je, há mais dois só­ci­os: o ca­çu­la, João Nits­che, for­ma­do em ar­tes plás­ti­cas pe­la Fa­ap, e o ami­go-qu­a­se-pa­ren­te An­dré Scar­pa, ar­qui­te­to pe­la Uni­ver­si­da­de do Por­to.

A co­mu­ni­ca­ção vi­su­al dos pro­je­tos fei­ta por João tem si­do so­li­ci­ta­da por di­ver­sos in­cor­po­ra­do­res. Os ir­mãos são fi­lhos dos ar­tis­tas plás­ti­cos Car­me­la Gross e o re­cen­te­men­te fa­le­ci­do Mar­cel­lo Nits­che.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.