PIZZARIA CARLITOS

Folha de S.Paulo - Saopaulo - - Volta&mesa -

ON­DE: r. Jor­ge Cham­mas, 364, Vi­la Ma­ri­a­na, tel. 5572-2552 QUAN­DO:

De dom. a qui., das 18h à 0h; sex. e sáb.; das 18h à 1h

Ame­mó­ria é uma tru­quei­ra, vi­ve mis­tu­ran­do coi­sas na nos­sa ca­be­ça. Ela é nos­so sa­ci-pe­re­rê men­tal, pre­gan­do pe­ças. De re­pen­te, ela me trou­xe uma ce­na, ocor­ri­da há mais de dez anos: fui à ca­sa do Ha­mil­ton Mel­lo (o Mel­lão da mí­ti­ca pizzaria I Vi­tel­lo­ni e da atu­al Trat­to­ria Mel­lão) apren­der co­mo in­cre­men­tar (a his­tó­ria é do tem­po em que se usa­va es­ta pa­la­vra) o for­no do fo­gão do­més­ti­co, pa­ra trans­for­má-lo num qua­se pro­fis­si­o­nal de piz­za. A coi­sa en­vol­via pe­que­nos tru­ques, fá­ceis pa­ra qual­quer um, mas um de­les era com­prar uma pe­dra sob me­di­da, nu­ma mar­mo­ra­ria da ro­do­via Ra­po­so Ta­va­res.

Co­mo não sei di­ri­gir, não te­nho car­ro e nun­ca iria mes­mo ad­qui­rir a tal pe­ça, aca­ba­mos na sa­la, en­quan­to as piz­zas as­sa­vam, con­ver­san­do so­bre um as­sun­to que, des­co­bri­mos, nos en­can­ta­va (além de co­mi­da e de be­bi­da): o con­cei­to de li­vre ar­bí­trio na obra de San­to Agos­ti­nho. Mel­lão fez um mo­lho de to­ma­tes de­li­ci­o­so, cu­ja re­cei­ta não sei (es­ta eu re­pe­ti­ria, era fá­cil e útil), e co­me­mos as piz­zas, que fi­ca­ram óti­mas.

A lem­bran­ça me deu von­ta­de de co­mer piz­za, das de bair­ro, ca­sei­ras, sim­plo­nas. Fi­quei per­cor­ren­do os no­mes cri­a­ti­vos das piz­za­ri­as pró­xi­mas (con­fes­so uma que­da por pés­si­mos tro­ca­di­lhos em no­mes de res­tau­ran­tes, mas não ci­ta­rei ne­nhum, por­que te­nho me­do de pro­ces­sos). Des­co­bri que a Carlitos mu­dou de lu­gar, mas con­ti­nua na re­gião. Pron­to, re­sol­vi­do.

Piz­za per­fei­ta (e São Pau­lo po­de se or­gu­lhar des­ta ar­te) exis­te ca­da vez mais.

Mas tem aque­le dia que vo­cê quer a pe­que­na im­per­fei­ção. Co­mo a da tal piz­za que eu te­ria fei­to se se­guis­se as di­cas do Mel­lão.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.