A Re­pú­bli­ca é a al­ma do cen­tro

Oli­vi­er An­qui­er, 58, chef de co­zi­nha e em­pre­sá­rio

Folha de S.Paulo - Saopaulo - - Capa -

FAZ 13 ANOS que mo­ro na Re­pú­bli­ca, des­de que com­prei o apar­ta­men­to na co­ber­tu­ra do edi­fí­cio Esther, que anos de­pois trans­for­mei no res­tau­ran­te Esther Ro­of­top. Há uma mu­dan­ça no pú­bli­co da re­gião nos úl­ti­mos anos, fru­to da aber­tu­ra dos di­fe­ren­tes pon­tos cul­tu­rais e de no­vos em­pre­en­di­men­tos, as­sim co­mo os que já exis­ti­am e fo­ram rei­nau­gu­ra­dos ou re­vi­ta­li­za­dos, ca­sos do Te­a­tro Por­to Se­gu­ro, do an­ti­go pré­dio do Ba­nes­pa —atu­al Fa­rol San­tan­der— e do Sesc 24 de Maio.

O cen­tro es­tá re­ad­qui­rin­do su­as le­tras de no­bre­za e vem sen­do re­des­co­ber­to por pau­lis­ta­nos e tu­ris­tas. Mui­tas ve­zes, quem che­ga de fo­ra aca­ba ‘pu­xan­do’ ami­gos e fa­mi­li­a­res da­qui pa­ra vi­si­ta­rem a re­gião, e eles co­me­çam a per­ce­ber o pa­trimô­nio que têm.

Há ain­da um ‘pé atrás’ de mui­tos que acham o cen­tro su­jo e pe­ri­go­so, mas ele não tem na­da de di­fe­ren­te de qual­quer ou­tra gran­de ca­pi­tal pe­lo mun­do. Es­sas no­vas ini­ci­a­ti­vas es­tão tra­zen­do ao bair­ro um pú­bli­co que não es­ta­va acos­tu­ma­do com ele.

Ou­tro fa­tor que aju­dou mui­to fo­ram as ci­clo­vi­as. An­ti­ga­men­te, os fins de se­ma­na eram me­nos mo­vi­men­ta­dos, as ru­as mais de­ser­tas, mas ho­je há mui­tas fa­mí­li­as cir­cu­lan­do. E é um pri­vi­lé­gio cri­ar os fi­lhos no cen­tro.

Te­nho três fi­lhos, um que vi­ve nos EUA e du­as fi­lhas que mo­ram no cen­tro, e a me­lhor coi­sa é ter a chan­ce de cri­ar um fi­lho na re­gião, por­que a cri­an­ça po­de en­xer­gar a re­a­li­da­de do mun­do, não fi­ca iso­la­da em um gue­to ou um con­do­mí­nio. Ela po­de con­vi­ver com pes­so­as de to­dos os lu­ga­res, de ori­gens e clas­ses so­ci­ais di­fe­ren­tes, cri­an­do re­la­ções e opor­tu­ni­da­des de vi­ver o que é a ci­da­de.

Is­so que é sen­sa­ci­o­nal no cen­tro: ele tem vi­da. E a Re­pú­bli­ca é a al­ma do cen­tro.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.